Litoral paulista registra 1 morte e 348 pessoas salvas de afogamento no Carnaval
Uma vítima ainda está desaparecida; casos aconteceram entre sábado (14) e terça-feira (17)


Naiara Ribeiro
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) registrou 219 ocorrências de afogamento entre os dias 14 e 17 de fevereiro, durante o feriado de Carnaval, em todo o litoral paulista. No período, cerca de 348 pessoas foram resgatadas com vida. Houve uma morte e uma pessoa segue desaparecida.
A maior parte dos atendimentos ocorreu na Baixada Santista (Guarujá, Santos, Praia Grande, Mongaguá e Bertioga). A região somou 114 ocorrências, com aproximadamente 190 vítimas salvas, além de um óbito e um desaparecimento no Guarujá.
No Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), foram registradas 90 ocorrências e cerca de 130 pessoas resgatadas. Não houve mortes nas cidades da região.
Já no Litoral Sul (Itanhaém e Ilha Comprida), foram contabilizados 15 casos, com 28 vítimas salvas e nenhuma morte.
Além dos resgates, os bombeiros informaram que foram realizadas 52.186 ações preventivas durante o Carnaval. As equipes reforçaram orientações nas faixas de areia, sinalizaram áreas de risco e fizeram intervenções para evitar que banhistas entrassem em trechos perigosos das praias.
Os bombeiros orientam que os frequentadores respeitem a sinalização, evitem entrar na água após consumir álcool, permaneçam próximos aos postos de guarda-vidas e redobrem a atenção com crianças. Em caso de emergência, o telefone é 193.









