Drones facilitam agricultura com economia de custos
Além de garantir uma pulverização eficiente, o drone permite alcançar locais que métodos convencionais não conseguem
O uso de drones na agricultura vem se popularizando como uma tecnologia que promete otimizar o trabalho no campo, reduzindo custos e abrindo novas oportunidades de atuação profissional.
Em Goiás, um dos principais modelos, o T-40, impressiona ao sobrevoar grandes plantações, como na zona rural de Goiânia, cobrindo até três hectares por voo. Além de garantir uma pulverização eficiente, o drone permite alcançar locais que métodos convencionais, como tratores e bombas costais, não conseguem.
Tradicionalmente, a aplicação de defensivos era feita por tratores ou até manualmente, mas em terrenos acidentados, esses métodos se mostram ineficazes. Com o uso de drones, a pulverização se torna mais precisa, acessível e rápida.
+Senado aprova texto-base para mudar regras e destravar emendas parlamentares
Marcelo Martins, entusiasta da tecnologia, decidiu mudar de profissão após quase uma década em uma atividade anterior. Hoje, ele é operador de drones e relata a satisfação com a nova rotina e flexibilidade de horários.
Em Goiás, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) já oferece um curso gratuito de operação de drones, incluindo o fornecimento de equipamentos e materiais didáticos para os alunos. Segundo Dirceu Borges, superintendente do Senar em Goiás, o interesse pelo curso tem aumentado consideravelmente.