Dom Jaime Spengler: saiba quem é o cardeal brasileiro nomeado pelo Papa Francisco
O cardial auxilia o Papa na administração da Igreja e participa de um grupo seleto que um dia votará na escolha de um novo pontífice, podendo substituí-lo
Derick Toda
Dom Jaime Spengler é o único brasileiro entre os 21 cardeais nomeados pelo Papa Francisco, neste sábado (7).
O novo representante do país no alto clero da Igreja Católica, tem 64 anos, é arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O cardial fica responsável por auxiliar o Papa na administração da Igreja, participando de um grupo seleto que um dia votará no novo pontífice ou que pode até mesmo substituí-lo. Esse foi o décimo consistório de Francisco, cerimônia que promove os cardeais.
+Catedral de Notre-Dame reabre ao público neste sábado após ficar 5 anos em reconstrução
A Igreja Católica determina que os cardeais com menos de 80 anos possuem o direito de participar da votação para o novo Papa. A partir das nomeações deste sábado, a quantidade de aptos para votar chegou a 122, sendo que o limite é 120.
No entanto, há dois cardeais que atingirão a idade limite ainda neste ano e mais 13, em 2025.
Dom Jaime Spengler
O brasileiro cursou Filosofia no Instituto São Boa Ventura, no Paraná, e concluiu Teologia no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel. Além disso, Dom Jaime fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.
Foi nomeado sacerdote em 1990, tornou-se bispo em 2011 e arcebispo, nomeado pelo Papa Francisco, em 2013, após pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.
Refém de guerra e América do Sul
Entre os outros 20 novos cardeais, o italiano Monsenhor Angelo Acerbi, aos 99 anos, se tornou o homem mais velho do Vaticano. Um dos fatos curiosos de Monsenhor é que ele foi mantido como refém por seis semanas por guerrilheiros na Colômbia.
Aos 44 anos, o australiano Mykola Bychok passou a ser o mais novo.
Já os outros nomeados pelo primeiro papa latino-americano, além de Jaime Spengler, estão o arcebispo de Santiago del Estero, Argentina, Vicente Bokalic Iglic; o arcebispo de Santiago, Chile, Fernando Natalio Chomali Garib; o arcebispo de Guayaquil, Equador, Luis Gerardo Cabrera Herrera; e o arcebispo de Lima, Peru, Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio.