Publicidade
Brasil

Dois aviões da LATAM colidem com pássaros em intervalo de 50 minutos em Guarulhos (SP)

Aeronaves pousaram em total segurança e ninguém ficou ferido; empresa alerta para impactos na operação

Imagem da noticia Dois aviões da LATAM colidem com pássaros em intervalo de 50 minutos em Guarulhos (SP)
Avião da LATAM | Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

Dois aviões da LATAM colidiram com pássaros ao pousarem, neste sábado (5), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. As colisões ocorreram com menos de 50 minutos de diferença.

+ Chuva causa estragos na região Sudeste do Brasil; Inmet emite alerta para todo o país

Segundo a assessoria de imprensa da LATAM, as duas aeronaves pousaram em total segurança, porém episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação.

Em nota, a empresa aérea afirmou que a "alta incidência de bird strikes nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva".

Em 2024, a LATAM registrou 513 incidentes de colisão com pássaros nos 11 mil voos feitos no Brasil. "O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros", completou a empresa.

Em fevereiro deste ano, o CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier, publicou no Linkedin uma foto do estrago causado em uma aeronave que colidiu com uma ave no Rio de Janeiro. No texto, que chamou de "desabafo", o CEO disse que o incidente atrapalhou a vida dos passageiros e também da Latam.

Cadier aproveitou para reclamar de possíveis ações judiciais que a empresa possa receber. "Posso apostar com vocês que a primeira ação na justiça contra a cia aérea, pedindo indenização por dano moral por cancelamento deste voo, vai chegar amanhã mesmo… e assim segue a aviação brasileira… a pergunta é: quem paga a conta?", questionou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade