Publicidade
Brasil

Diversão nas férias: veja o que fazer em São Paulo sem gastar muito

Museus, unidades do Sesc, fábricas de cultura e parques estão com programações especiais até o fim de julho

Imagem da noticia Diversão nas férias: veja o que fazer em São Paulo sem gastar muito
• Atualizado em
Publicidade

As férias escolares já começaram e o SBT Brasil preparou algumas dicas para fazer a criançada gastar muita energia, sem que os pais tenham que gastar muito dinheiro. Em São Paulo, não faltam opções gratuitas ou a preços populares. Museus, unidades do Sesc, fábricas de cultura e parques estão com programações especiais até o fim de julho.

Oficialmente, o período mais esperado pelas crianças começa na próxima segunda-feira (8) na rede municipal e quarta-feira (10) na rede estadual de ensino, mas a programação especial já está chamando todo mundo para a pista.

“Achei muito legal porque a gente aprende várias coisas que na escola a gente não aprende”, revela Sara Nogueira, de 8 anos.

Os movimentos coordenados e harmoniosos aparecem também em outras formas na Fábrica de Cultura de São Paulo, uma das opções gratuitas para crianças e adolescentes. Uma das modalidades ensinadas é a arte circense, que trabalha tanto o físico dos alunos, quanto a esfera psicológica e a linguagem corporal, além de ajudar a manter a manifestação da cultura popular viva. Para isso, são necessários alguns equipamentos. Um deles é a lira, usada para as acrobacias aéreas.

“O crico é algo pelo qual eu me apaixonei. Eu vi várias pessoas alegres fazendo, as coreografias e os aéreos, os que eu mais gosto. A lira tem que ter muita força e jeito também, porque ela é igual ao trapézio, mas como é um círculo, é complicada”, diz a estudante Sara Emily Soares da Silva, de 17 anos.

Para quem prefere não tirar os pés do chão, tem atividades ao ar livre gratuitas em outros pontos da capital paulista, como o Parque Villa Lobos, onde a tirolesa e o escorrega gigante fazem sucesso entre a garotada.

O Museu da Imigração, que está com brincadeiras e oficinas voltadas para o público infantil, também é uma opção. Além dele, o Sesc, se inspirou nas modalidades que farão parte dos Jogos Olímpicos de Paris para criar a programação de férias. Livia Pereira, de dez anos, conta que encarou o desafio e se arriscou na escalada. “De vista era perigosa, mas quando eu vi era muito legal. Fiquei com medo de pular, mas é confortável e gostoso. Eu dei um pulão assim: PAFT”, conta.

O Museu Catavento também garante uma atração atrás da outra e tem ingressos a preços populares para a família inteira aprender brincando. “Eu tô achando muito legal porque são várias experiências novas que eu nunca tinha conhecido porque eu sou de Fortaleza e eu vim aqui para ver minha família”, revela Catarina de Souza Felix, de 11 anos.

A mãe da menina, Gabriela Deutsch, também se divertiu com a experiência. “Acho que é uma oportunidade muito grande de ela conhecer tudo, ver de perto, ter essas experiências ao vivo. A criança se desenvolve, né?”, afirma.

Michele Aparecida da Silva levou o filho, Diego, para experimentar o jogo de futebol para cegos. “Se todo mundo pudesse participar, teria um pouco mais de empatia pelos deficientes visuais. Seria muito bom que todos tivessem essa experiência para sentir, porque só quando a gente sente a gente sabe qual é a importância realmente”, afirma.

“A cada semana nós vamos ter novas atividades, por exemplo, semana que vem nós já vamos começar no feriado com o show de química, na outra semana vamos ter mais atividades olímpicas. Nós estamos esperando que venha bastante gente mesmo”, diz Ana Rita Carlos Lima, coordenadora de exposições e programação cultural.

Publicidade

Assuntos relacionados

Turismo
Férias
São Paulo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade