Dia dos Pais: entenda a origem e curiosidades da data que homenageia os patriarcas
Dia é dedicado a homenagear a figura paterna e reconhecer sua importância na família e na sociedade

Antonio Souza
Neste domingo (10) é celebrado o Dia dos Pais, uma das datas mais importantes do calendário comercial e afetivo do Brasil. Sempre comemorado no segundo domingo de agosto, o dia é dedicado a homenagear a figura paterna e reconhecer sua importância na família e na sociedade.
+ Corpo de Arlindo Cruz será velado hoje na quadra do Império Serrano
A ideia de criar uma data para homenagear os pais surgiu nos Estados Unidos, em 1910, quando Sonora Louise Smart Dodd quis reconhecer o esforço de seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil que criou sozinho os seis filhos após a morte da esposa.
A celebração se espalhou pelo país e, em 1966, o presidente Lyndon B. Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos EUA, tradição seguida também em países como Canadá, México e Reino Unido.
+ Mulher agredida com 60 socos divulga foto do rosto após cirurgia de reconstrução
Por que o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto?
No Brasil, a data foi criada por motivos não apenas afetivos, mas também comerciais. Em 1953, o publicitário Sylvio Bhering, então diretor de um jornal, lançou a ideia para impulsionar as vendas no mês de agosto, inspirando-se no Dia das Mães.
Inicialmente, o Dia dos Pais foi comemorado em 16 de agosto, dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família na tradição católica. Pouco tempo depois, inspirado pelo Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, a data foi fixada para o segundo domingo de agosto, onde permanece até hoje.
Três curiosidades sobre a data
Em alguns países, como Portugal e Espanha, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo. No Brasil, a data está entre as que mais movimentam o comércio, ficando atrás apenas do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. Em países árabes, a data é celebrada em 21 de junho, coincidindo com o início do verão no hemisfério norte.