Dia da Trabalhadora Doméstica: Brasil tem mais de seis milhões de profissionais
Do total de trabalhadores, apenas 24,4% têm carteira assinada, segundo Dieese

SBT News
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, o número de trabalhadores domésticos no Brasil era de seis milhões em 2024.
De todos os trabalhadores domésticos, 73,6% fazem serviços gerais; 11,1% são responsáveis por cuidados pessoais; e 9,8% cuidam de crianças, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
No quarto trimestre de 2024, 93,5% do total de pessoas empregadas em funções domésticas eram mulheres. Elas são maioria absoluta como profissionais de cozinha, cuidadoras de crianças, cuidadoras pessoais em domicílio e nos serviços domésticos em geral.
+ Crise climática e conflitos por terra afetam mais de 400 comunidades pesqueiras no Brasil
No Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, neste domingo (27), a categoria reforça que ainda tem uma série de reivindicações que precisam ser atendidas. O número de trabalhadores com carteira assinada no ano passado, por exemplo, era de apenas 24,4%, mesmo com os avanços conquistados, como a PEC das Domésticas, aprovada em 2013.
Na última quarta-feira (23), o Ministério do Trabalho e Emprego lançou a Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente, com o tema “O controle da jornada das trabalhadoras domésticas como direito essencial ao trabalho decente”.
O ministro Luiz Marinho afirmou que o governo tem trabalhado muito para garantir trabalho decente para todos as trabalhadoras e trabalhadores e que a categoria merece atenção especial.