Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (10) em várias regiões do país
Meta é vacinar 90% do público-alvo, mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes

Rhuan Teixeira
O Ministério da Saúde realiza neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação acontece de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A meta é vacinar 90% do público-alvo, mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes.
+ Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas; veja calendário
No Estado de São Paulo, a campanha é voltada para 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos.
A ação ocorre nos 645 municípios paulistas, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização.
Neste sábado (10), na capital paulista, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação de crianças, adultos, gestantes e idosos. As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que já vacinam aos sábados, estarão abertas das 7h às 19h.
Nas demais cidades do estado de São Paulo, a vacinação ficará a cargo da gestão de cada município, que terá autonomia para decidir estratégias próprias de vacinação em suas cidades, estabelecendo os dias e horários.
Durante a ação, a vacina contra a influenza também estará disponível para os públicos prioritários, que são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.
As unidades também emitirão a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para crianças menores de 6 anos. Após a emissão, a DVA deve ser entregue nas escolas.
+ Estados do sul têm alerta para fortes chuvas nesta sexta-feira
Dengue, febre amarela e SCR
No sábado, as equipes das unidades também realizarão busca ativa vacinal para dengue, febre amarela e SCR (sarampo, caxumba e rubéola). Essa estratégia, que já é adotada rotineiramente pelas unidades, busca identificar pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto e atualizar a caderneta a partir do calendário de cada faixa etária.
Para acessar o serviço ofertado neste sábado (10), os munícipes da capital paulista devem levar um documento de identificação e a caderneta de vacinação. A população pode encontrar a unidade mais próxima na plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/
Para reforçar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 51,3 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados e o Distrito Federal.
Este ano, o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo já enviou aos 645 municípios 11,6 milhões de doses do imunizante. No estado, a vacinação dos grupos prioritários teve início em 28 de março.
A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa.