Desfile de 7 de Setembro tem foco em G20, Rio Grande do Sul e Saúde
Após denúncias contra Silvio Almeida virem à tona, Janja e Anielle Franco não marcaram presença
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste sábado, dos desfiles de 7 de Setembro em homenagem à Independência do Brasil.
+ Integrantes dos Três Poderes participam do desfile de 7 de Setembro
Durante o desfile, Lula foi recebido com honras militares e autorizou o início do desfile cívico, por volta das 9h15. Às 10h11, deu-se início ao desfile motorizado, com veículos das Forças Armadas e demais forças de segurança, como as polícias, bombeiros e outros órgãos do governo federal, como os Correios e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que trouxeram mensagens de apoio ao Rio Grande do Sul.
O desfile também contou com a apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão da Polícia do Exército de Brasília.
Esquadrilha da Fumaça
Como de praxe, o desfile cívico-militar foi encerrado com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.
+ "Esquadrilha da fumaça" fecha desfile do 7 de Setembro em Brasília
Ausências de Janja e Anielle
Chamou a atenção durante o desfile a ausência da primeira-dama, Janja da Silva, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, após as denúncias contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, virem à tona, com Anielle sendo uma das vítimas de importunação sexual por parte do ministro.
Segundo a assessoria de Janja, ela embarcou para o Catar, onde participa de um evento sobre educação. Ela foi convidada pela xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned, para a 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteção da Educação de Ataques.
Já Anielle Franco não justificou a ausência. O SBT News tentou contato com a assessoria, mas não obteve retorno.
+ Após caso Silvio Almeida, Anielle Franco e Janja não vão ao 7 de Setembro
Eixos
O tradicional desfile cívico-militar deste sábado teve foco em três eixos:
A união do país pelo Rio Grande do Sul: ao longo do desfile, diversas mensagens e homenagens ao território gaúcho foram feitas, no contexto das inundações que atingiram o estado, principalmente entre os meses de abril e maio deste ano.
O G20, com o lema "O Brasil de volta ao mundo e o mundo de volta ao Brasil", trouxe um desfile das bandeiras dos países participantes do grupo econômico.
Militares do Exército levaram 21 bandeiras hasteadas, uma da União Africana, uma da União Europeia e dos 19 países participantes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
Foco em ações e esforços do governo em torno da ampliação dos serviços de atendimento em saúde, como a retomada do programa Mais Médicos e a ampliação da cobertura vacinal, com direito ao Zé Gotinha desfilando em um caminhão dos Bombeiros.
Discurso
O presidente da República fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de sexta-feira (6), em razão do 7 de Setembro.
+ Lula fala em celebrar a democracia em pronunciamento sobre 7 de setembro
O petista defendeu a democracia e afirmou que a soberania nacional "não está à venda". De acordo com Lula, viver uma democracia vai além do voto nas eleições presidenciais ou municipais, mas envolve a garantia de direitos fundamentais, como moradia, alimentação e segurança.