Lula fala em celebrar a democracia em pronunciamento sobre 7 de setembro
Presidente afirmou que, apesar de ser um país onde a paz e a liberdade imperam, não é um território sem lei e sem ordem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento às 20h desta sexta-feira (6) em rede nacional de rádio e televisão. A fala de quatro minutos foi sobre a Independência do Brasil, comemorada neste sábado, 7 de setembro.
Lula falou sobre a importância de celebrar também a democracia nesta data.
"Amanhã é dia de comemorar a independência do Brasil e é também um bom momento para celebrarmos a democracia", disse o presidente que completou afirmando que a democracia não é um pacto de silêncio e sim o "debate de opiniões divergentes que compõem a sociedade. É o dialogo e convivência civilizada entre opostos".
Ele ainda ressaltou que não tolerará ameaças à soberania do país. "Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira, nossa soberania não está à venda", disse em possível referência ao bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), que foi suspenso no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal após não cumprir a leis brasileiras.
+ Após demissão de Silvio Almeida, Anielle divulga nota agradecendo Lula
O presidente também citou o 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas, e exaltou a união dos partidos para derrotar a tentativa de golpe.
"Daquele dia em diante deixamos bem claro ao mundo que o Brasil é um país onde a paz e a liberdade imperam mas não é um território sem lei e sem ordem", ressaltou.
Este foi o quinto pronunciamento em rede nacional do presidente desde o início do atual mandato.