Deputado Carlos Jordy (PL-RJ) é alvo da PF em nova fase da Operação Lesa Pátria
Agentes fazem buscas no DF e no RJ; ação busca identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram invasões e depredações do 8 de janeiro
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) é um dos alvos da Polícia Federal (PF) na 24ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18). A ação busca identificar suspeitos de planejar, financiar e incitar atos golpistas entre outubro de 2022 e início do ano passado, sobretudo no 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), foram depredadas e invadidas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Agentes saíram às ruas para cumprir 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo oito no Rio de Janeiro (RJ) e dois no Distrito Federal.
Os mandados contra Jordy foram cumpridos no gabinete dele na Câmara dos Deputados e na casa do político no RJ. O parlamentar é líder da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
+Após operação da PF, Jordy nega envolvimento no 8/1: "Não encontraram nada"
Jordy publicou vídeo no Instagram e chamou a ação da PF de "autoritária, sem fundamento, sem indício algum". "Somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal", escreveu na legenda do post. Ele é pré-candidato a prefeito de Niterói (RJ) no pleito de 2024.
A ação de hoje ainda mirou apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que acamparam em frente à 2ª Companhia de Infantaria do Exército, em Campos dos Goytacazes (RJ), e bloquearam trechos da BR-101, também no município fluminense.
Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
"As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas", informou a corporação.