Defesa Civil emite alerta para baixa umidade em 511 cidades de SP
Capital paulista chegou a 11% de umidade do ar; interior deve seguir seco até a segunda metade de setembro

SBT News
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (11) o quarto alerta severo de baixa umidade relativa do ar. Os índices estão abaixo de 12%, enquanto as temperaturas ultrapassam os 35 °C.
A mensagem foi enviada por SMS aos moradores de 511 municípios paulistas, o maior número já registrado entre os quatro alertas emitidos neste ano. O dado confirma que este é o período mais crítico até agora.
O alerta atinge cidades das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos e Franca, todas em situação de emergência por conta das condições climáticas.
+ Incêndio de grandes proporções atinge galpão em São Paulo
+ 'Câncer do 11 de setembro': entenda doença que atinge sobreviventes e socorristas
Na capital paulista, os dias mais secos da semana foram registrados na quarta-feira (10), com 17% de umidade, e nesta quinta-feira (11), com índice de 11%.
O município com menor índice de umidade foi Itirapina, que chegou a 6%, segundo dados das estações meteorológicas.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), não há previsão de chuva para os próximos dias.
A previsão indica que, no fim de semana, uma frente fria avance e melhore a condição de ar seco entre o litoral e a cidade de São Paulo. Já no interior, a mudança só deve ocorrer na segunda metade de setembro.
Segundo a Defesa Civil, a baixa umidade aumenta o risco de incêndios em áreas de vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias.
Entre as recomendações estão: beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, manter os ambientes internos umidificados e nunca realizar queimadas.