Defesa Civil de SP emite alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado
Recomendação do órgão é que a população mantenha a hidratação constante e se proteja do sol; veja outras
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta sexta-feira (6), um alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado. Segundo o órgão, as temperaturas podem chegar a 39ºC, com 15% de umidade relativa do ar em algumas regiões do território paulista.
+ Brasil está com ar mais seco que o deserto do Saara, diz instituto
De acordo com a Defesa Civil, nos próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações. Como resultado disso, as temperaturas continuarão em elevação.
+ Tempo seco nos olhos: qual é o impacto da baixa umidade e o que fazer para evitar problemas?
O governo estadual liberou cerca de R$ 6 milhões para a contratação de aeronaves, que serão empregadas no monitoramento e combate das queimadas. No momento, 9 focos de incêndio foram contabilizados em todo o território paulista.
O que fazer com tempo seco, incêndios e calor?
A recomendação da Defesa Civil é que a população mantenha a hidratação constante e proteja do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais adotam medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.
O que mais é possível fazer?
A transmissão e proliferação de doenças bacterianas e virais são mais comuns durante períodos com baixa umidade. Veja as orientações para prevenir:
Para evitar proliferação de doenças e melhorar a respiração:
- Lavar as mãos;
- Evitar tossir em público e sempre proteger a boca ao tossir;
- Boa alimentação;
- Lavagem nasal.
Para os olhos:
- Óculos de sol: para proteger os olhos dos raios ultravioletas e evitar a evaporação das lágrimas, mantendo os olhos úmidos;
- Compressas de água gelada para diminuir a coceira nos olhos;
- Colocar vasilhas com água ou umidificadores no ambiente para melhorar a respiração.