Publicidade
Brasil

Decisão do governo Trump de acabar com a USAID já causa impactos no Brasil

Em todo o mundo, o órgão financiou 47% da ajuda humanitária no ano passado

Imagem da noticia Decisão do governo Trump de acabar com a USAID já causa impactos no Brasil
Publicidade

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou uma licença, sem prazo de retorno, para mais de 10 mil funcionários. Aqui no Brasil, o corte das verbas já começa a ser sentido.

A USAID financiava diversos projetos no Brasil ligados a causas como preservação ambiental e proteção de minorias. Em todo o mundo, o órgão financiou 47% da ajuda humanitária no ano passado. A ONU já alertou que esses cortes nos fundos para ajuda externa terão impacto global.

+ O que é a USAID, agência humanitária dos EUA que Elon Musk quer fechar

+ Site da USAID volta ao ar para anunciar fim da agência governamental

Treinar 2.400 enfermeiros para atuarem em desastres, como nas enchentes do Rio Grande do Sul, no ano passado, era o objetivo do Conselho Federal de Enfermagem. O plano foi interrompido com o fechamento da USAID, que financiava o curso que formaria a primeira turma em janeiro.

O programa "A Hora é Agora", um dos impactados, foi suspenso no final de janeiro após os Estados Unidos anunciarem o corte de verbas de ajudas humanitárias. O serviço orientava os pacientes com HIV no acesso aos remédios anti-retrovirais e no tratamento pré e pós-exposição ao vírus.

"Certamente isso vai ter um impacto no acesso às populações mais vulnerabilizadas e também nos nossos indicadores", diz Carla Almeida, coordenadora do Grupo de Prevenção de AIDS de Porto Alegre.

Publicidade

Assuntos relacionados

USAID
Estados Unidos
Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade