Correios lançam selos em comemoração aos 200 anos do Senado
Três selos alusivos à data irão entrar no mercado. Comemoração terá ampla programação
O Senado Federal e os Correios vão lançar, na segunda-feira (25), três selos postais alusivos aos 200 anos da Casa legislativa, completados no dia 25 de março. O lançamento ocorrerá às 15h, em uma sessão especial do Senado para celebrar o bicentenário da sua fundação.
+ Lula sanciona lei que amplia ações atendidas pela Política Nacional da Agricultura Familiar
A obliteração dos selos, isto é, o carimbo para que eles não possam ser copiados, será feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Será lançado durante a sessão especial também um bloco postal de selos para comemorar os 200 anos da primeira Constituição do Brasil, outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A Carta Magna estabeleceu a criação do Senado.
O que são selos postais
Selos postais são pequenas estampas adesivas, geralmente de papel, usadas para comprovar o franqueamento de objetos postais ou o pagamento de prestação de serviços postais.
"Eles são ilustrados com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos, razão pela qual se tornam peças de colecionamento muito procuradas e de alto valor agregado", explica os Correios.
Em 2020, a empresa chegou a lançar selos personalizados em homenagem aos 90 anos de Silvio Santos, fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Sessão especial do Senado
A sessão especial para celebrar os 200 anos do Senado está marcada para as 15h. Autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário, ex-presidentes do Senado, como Edison Lobão e Eunício Oliveira, e representações estrangeiras, entre as quais delegações de Honduras, Cabo Verde, Moçambique e Angola, deverão comparecer.
O evento terá a apresentação do Hino Nacional pelo solista do concerto do maestro João Carlos Martins, Jean William.
O Senado explica que a programação pelo bicentenário conta com várias atividades, que envolve todos os setores da Casa. Elas incluem sessões plenárias, exposições, documentários, reportagens especiais, podcasts, sites, e lançamento e reedição de livros.