Corpo de Quinho do Salgueiro é velado no Rio
Intérprete de sambas-enredos clássicos do carnaval carioca morreu aos 66 anos de insuficiência respiratória
SBT News
O corpo do cantor Quinho do Salgueiro está sendo velado na manhã desta 6ª feira (5.jan) no Cemitério da Cacuia, a Ilha do Governador, no Rio. O enterro está previsto para acontecer às 13h. Melquisedeque Marins Marques, mais conhecido como Quinho do Salgueiro, morreu na noite desta 4ª feira (3.jan) aos 66 anos, no Rio de Janeiro. Quinho era considerado um dos ícones do carnaval carioca e intérprete-símbolo da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.
+ Leia mais notícias do SBT News
Quinho do Salgueiro morreu no Hospital Municipal Evandro Freire, na zona norte do Rio, de insuficiência respiratória. Desde 2022, Quinho vinha lutando contra um câncer de próstata.
"Quinho não apenas cantou para o Salgueiro", escreveu a escola de samba em seu perfil oficial. "Ele viveu e respirou cada nota, cada batida do coração acelerado da bateria. Ele personificou o espírito salgueirense, e sua ausência deixa um vazio indescritível. Hoje, não choramos apenas a perda de um grande artista; choramos a partida de um membro querido da nossa família."
Nesta 5ª feira (4.jan), o Salgueiro fez uma homenagem de corpo presente a Quinho com a presença de figuras ilustres da escola de samba, como a atriz e rainha de bateria Viviane Araújo. "Estamos todos tristes com a sua partida, meu querido Quinho! Você irradiava luz! Contagiava a todos com a sua alegria e seu jeito irreverente! Você era único! E continuará sendo", escreveu Viviane.
Nos anos 90, Quinho liderou o samba “Peguei um Ita no Norte”, um dos maiores sucessos do Salgueiro até hoje:
"Explode, coração
Na maior felicidade
É lindo o meu Salgueiro
Contagiando, sacudindo essa cidade"
Quinho foi também intérprete do samba-enredo "Tambor", que levou o Salgueiro ao título do carnaval do Rio em 2009. Ele deixou a escola em seguida para retornar em 2018.