COP30: Lula já está em Belém para reta final da Conferência
Presidente participa de reuniões ao longo da tarde e ainda nesta quarta (19) deve retornar a Brasília


Soane Guerreiro, enviada especial a Belém
O presidente Lula (PT) desembarcou na capital temporária do país, Belém, nesta quarta-feira (19), na tentativa de destravar acordos com países na Conferência da ONU para Mudanças Climáticas, a COP 30, em busca de resultados concretos.
Entre as agendas previstas, estão reuniões com grupos de negociadores da Conferência e grupos de líderes regionais, além do secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Lula também deve acompanhar, pelo menos uma parte, de uma sessão de alto nível da COP que tem com o objetivo fazer um balanço dos avanços das negociações até aqui e apresentar soluções climáticas concretas.
Segundo a assessoria da presidência, Lula deve retornar à Brasília ainda nesta quarta.
Entraves nas negociações
A estratégia da presidência brasileira da COP foi separar, na primeira semana, os assuntos mais controversos para avançar em outro assuntos referentes à emergência climática.
Agora, há uma expectativa de aprovação de um documento chamado de Pacote Político de Belém e nesse documento será incluída a "Decisão Mutirão", que inclui os quatro temas que sempre geram mais esforços em conferência climáticas e tratamento sobre: o financiamento, as NDCs, metas de redução de gases do efeito estufa, as medidas do comércio que impactam o clima e os relatórios de Transparência.
Lula também buscar convencer mais países a aderirem ao chamado "roadmap" ou mapa do caminho, proposto pelo Brasil, que prevê a adoção de calendário com medidas claras para acabar com a dependência dos combustíveis fósseis. Cerca de 80 países aderiram à proposta.









