Concil-IA: nova ferramenta digital agiliza solução de conflitos com companhias aéreas
Desenvolvida por alunos e professores da UFSC, plataforma combina tecnologia e conhecimento jurídico, incentivando acordos antes de ações na Justiça
Jean Ferreira
SBT Brasil
Passageiros que enfrentam voos cancelados, bagagens extraviadas ou cobranças abusivas agora têm um recurso digital para buscar soluções antes de recorrer à Justiça.
Desenvolvida por alunos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a plataforma oferece orientação gratuita e prática para resolver conflitos com companhias aéreas.
+ Senado aprova PL contra "adultização" de crianças e adolescentes nas redes sociais
Combinando inteligência artificial e análise humana, o sistema avalia casos anteriores para estimar prováveis resultados judiciais. Embora não substitua o Judiciário, a ferramenta facilita acordos extrajudiciais, ajudando consumidores a entender melhor seus direitos e decidir o melhor caminho diante de problemas no transporte aéreo.
A ferramenta foi desenvolvida ao longo de cinco anos por mais de 12 docentes e estudantes de diferentes cursos, o projeto surge em um contexto em que o Brasil concentra quase 99% das ações judiciais contra companhias aéreas no mundo.
Batizada Concil-IA, a iniciativa também busca reduzir a sobrecarga do sistema judicial e tornar a resolução de conflitos mais ágil e eficiente.