Complexo da Maré: metralhadora .50 apreendida pela PM é capaz de derrubar aeronaves
Armamento é usado em guerras e pode alcançar alvos a até 3 mil metros
Iris Tavares
A metralhadora .50 apreendida no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, na última terça-feira (11), é capaz de derrubar aeronaves, furar paredes e até mesmo algumas blindagens. Em entrevista ao SBT News, o presidente do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina José Ricardo Bandeira explica que o armamento é de uso exclusivo em guerras.
De acordo com o especialista em segurança pública, as metralhadoras .30 e .50, apesar de terem nomes parecidos, possuem diferenças significativas em diversos aspectos. Entre elas, o tamanho e o peso.
"Apesar de ainda ser uma arma poderosa, a metralhadora .30 tem menor poder de letalidade individual do que a .50. Outra característica é o alcance das .50, que podem superar os 3.000 metros", conta Bandeira.
Veja foto da arma:
"O calibre .50 oferece um poder de fogo devastador, capaz de perfurar blindagens e causar grandes danos a veículos e estruturas", detalha o professor.
Além da metralhadora de guerra, outros onze fuzis foram apreendidos na comunidade durante a operação encerrada na manhã desta quarta-feira (12) com a morte de um policial e dois suspeitos.
Na terça (11), foram presos 24 suspeitos nas comunidades do Complexo da Maré.