Com temperaturas acima da média, SP pode ter dia mais quente já registrado em junho
Termômetros devem ficar acima de 26ºC até dia 20; calor segue recordes de maio
A cidade de São Paulo vem vivendo um mês de junho atípico em 2024, com tardes quentes e secas. Segundo a MetSul, somente dois dos primeiros 10 dias de junho tiveram temperatura máxima inferior a 25ºC, quando, historicamente, os termômetros ficam em torno dos 22ºC. A previsão é de novos recordes de calor no mês para a cidade.
+ Temperaturas acima da média e chuvas isoladas: veja como será o clima em junho
Isso porque o calor durante a tarde vai prosseguir ainda por muitos dias. Os dados analisados pelos meteorologistas apontam para altas temperaturas ao menos até o dia 20 de junho, com máximas entre 26ºC e 28ºC. Em alguns dias, os termômetros podem ficar na casa dos 29ºC, quebrando o recorde histórico de 28,8ºC para o mês – de 1992.
“São Paulo experimenta um mês de junho quente. A persistência do calor fora de época virá acompanhada do padrão de chuva escassa sob um bloqueio atmosférico. Não há indicativo de chuva significativa para a capital paulista até os dias 19 ou 20 deste mês, podendo o período seco e quente se prolongar ainda mais”, disse a MetSul.
+ ONU compara ação humana à extinção dos dinossauros: "somos o meteoro"
O calor em junho ocorre na sequência de um maio em que as temperaturas médias na cidade de São Paulo foram as mais altas desde o começo das observações, em 1943. Com média de 27,3 °C, as máximas fecharam maio 3,9°C acima da normal climatológica, estipulado em 23,4 °C. Em relação às mínimas, os termômetros registram 18,2°C, valor 3,5°C acima da climatologia histórica.