Brasil

CNU: governo divulga resultado da etapa de manifestação de interesse para candidatos em lista de espera

Após anúncio, porém, Ministério da Gestão e da Inovação informou que houve erro na divulgação; novas listas serão republicadas em breve

Imagem da noticia CNU: governo divulga resultado da etapa de manifestação de interesse para candidatos em lista de espera
Primeira edição do CNU, em 2024, foi o maior concurso público da história do país, com 6.640 vagas imediatas em órgãos da administração pública federal disputadas por cerca de 1 milhão de candidatos | Divulgação/Marcello Casal Jr./Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta sexta-feira (10) resultado da etapa de manifestação de interesse para candidatos aprovados em lista de espera da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizada em 2024.

Horas depois, porém, o governo informou que listas previamente publicadas "representam a classificação geral no cargo e não a da lista de espera". Por isso, "serão retificadas e republicadas", completou o MGI, pedindo "desculpas às pessoas candidatas". Não foi informado horário ou data para nova divulgação.

+ CNU 2025: divulgado o gabarito oficial; veja como acessar

Inicialmente, segundo havia anunciado o MGI, mais de 14 mil aprovados na lista de espera do primeiro CNU confirmaram interesse em pelo menos um cargo do processo seletivo. Prazo dessa etapa do chamado "Enem dos concursos" terminou em 23 de setembro.

"Ao todo, 16.443 candidatos em lista de espera foram convocados para manifestar interesse. Desses, 14.494 registraram manifestação dentro do prazo, dos quais 14.180 disseram que tem interesse em ao menos 1 cargo", informou mais cedo o MGI.

+ CNU 2025 registra comparecimento de quase 60% e abstenção de 42,8%, diz ministra

Respostas de candidatos geraram, no total, 39.165 manifestações em 173 cargos e especialidades de nível médio e superior oferecidos no certame. O governo organizou resultados em tabelas correspondentes aos oito blocos temáticos do CNU 1.

"De acordo com a dinâmica do CPNU, cada pessoa candidata pode concorrer em mais de uma vaga ao mesmo tempo. Por isso, as manifestações superam o número de candidatos. Um exemplo é uma pessoa candidata que estava na lista de espera de três cargos e desistiu de um deles, mas manifestou interesse em se manter na disputa pelos outros dois", explicou o MGI.

Após etapa da confirmação de interesse e a publicação de decretos e portarias "que autorizam provimento adicional e excepcional de vagas, será feita uma chamada adicional do CPNU 1 ainda em 2025 para preenchimento de vagas remanescentes da primeira convocação e das novas vagas autorizadas".

Em cargos que exigem curso de formação, convocações para matrícula também serão feitas ainda em 2025, com previsão de realização no primeiro semestre de 2026.

+ Governo diz que fraude no CNU 2024 foi "pontual" e amplia fiscalização para concurso no domingo (5)

Como funciona a lista de espera do CNU 1?

O MGI detalhou que a lista de espera do CNU 1 funciona da seguinte maneira:

  • "Candidatos que confirmaram interesse para um determinado cargo seguem habilitados para eventuais convocações desse cargo";
  • "Os que informaram não possuir interesse para um cargo específico estão eliminados da disputa por esse cargo";
  • "E aqueles que não manifestaram nenhum interesse dentro do prazo foram eliminados das listas de espera correspondentes, conforme as regras do edital."

"Essa fase foi essencial para manter candidatos interessados habilitados para futuras convocações, nomeações e posses conforme a abertura de vagas pelos órgãos e entidades federais participantes. A saída da lista de espera de candidatos que já passaram em outros concursos, por exemplo, agora vai ajudar quem ainda está buscando uma oportunidade no serviço público e acelerar futuros procedimentos de nomeação e posse", acrescentou o ministério.

+ Operação da PF mira suspeitos de fraudes no CNU 2024 e em outros concursos públicos

Ainda de acordo com o MGI, no CNU 2, "a fase de manifestação de interesse será anterior à homologação dos resultados". O CNU 2024 é considerado pelo governo como maior concurso público da história do Brasil, com 6.640 vagas imediatas na administração pública federal disputadas por cerca de 1 milhão de candidatos.

O CNU 2025 foi aplicado em 5 de outubro, com 3.652 vagas. Certame registrou abstenção de 42,8%, segundo MGI, índice menor do que registrado ano passado, quando atingiu 54,12%. A ministra que chefia a pasta, Esther Dweck, já afirmou que não há previsão para realização de um novo CNU em 2026.

+ Governo descarta nova edição do CNU em 2026: "Não tem previsão"

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade