CNU 2025 registra comparecimento de quase 60% e abstenção de 42,8%, diz ministra
Esther Dweck afirma que aplicação da primeira fase transcorreu sem maiores problemas e que gabarito preliminar será divulgado na segunda (6)

Jessica Cardoso
Quase 60% dos candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025 compareceram à primeira fase do exame, segundo informou neste domingo (5) a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Com mais de 760 mil inscritos, a abstenção foi de 42,8%, menor que os 54,12% registrados em 2024.
"Um aumento muito grande em relação ao ano passado, como a gente já imaginava", afirmou a ministra a jornalista.
+ CNU 2025: saiba tudo sobre segunda edição do "Enem dos concursos"
Dweck também disse a aplicação da prova “ocorreu de forma tranquila, praticamente sem intercorrências”.
“Isso é fruto de um trabalho conjunto de órgãos do governo federal, participação muito importante dos governos estaduais e também da banca de concurso da FGV”, disse.
A ministra comentou sobre um local que enfrentou problema, a Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura em Manaus (AM), que ficou sem energia elétrica. Apesar do incidente, o tempo de prova foi mantido, garantindo que todos os candidatos tivessem a mesma duração para realizar o exame.
Dweck afirmou ainda que o gabarito preliminar da primeira fase será divulgado na segunda-feira (6), às 10h, permitindo que os candidatos identifiquem qual caderno de prova receberam. A consulta poderá ser feita nos sites oficial do CNU e da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca examinadora do concurso.
O prazo para a apresentação de recursos a questões polêmicas ou consideradas com resposta incorreta será aberto entre terça-feira (7) e quarta-feira (8), também de forma online.
As notas serão divulgadas em 12 de novembro. Os aprovados para a segunda fase farão provas discursivas em 7 de dezembro.
+ Governo descarta nova edição do CNU em 2026: “Não tem previsão”