Clínica em São Paulo oferece atendimento exclusivo gratuito para refugiados
Iniciativa traz cuidados médicos e odontológicos a refugiados de diferentes nacionalidades que vivem no Brasil
Ariany Rollim
Um novo ambulatório médico e odontológico, inaugurado recentemente em São Paulo, foi criado exclusivamente para atender refugiados que vivem no Brasil. A clínica, fruto de uma iniciativa do Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal do Estado, conta com a colaboração de profissionais de 11 especialidades, todos voluntários. O espaço oferece consultas, exames e até cirurgias, com o auxílio de intérpretes para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes.
+ Brasileira morta no Líbano é enterrada sem presença da família
Há dois anos, Akram e Ronza, um casal palestino que veio de Gaza, no Oriente Médio, residem no Brasil. Ronza, que está grávida do primeiro filho, já tem local garantido para o pré-natal. Ela comenta sobre a boa recepção que teve no país. “Os brasileiros foram muito receptivos e atenciosos conosco”, destacou.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 144 mil refugiados vivem atualmente no Brasil. Outros 76 mil aguardam a autorização para morar no país. A maioria dos pedidos de refúgio são de venezuelanos, cubanos e angolanos. O fluxo de refugiados da Venezuela, especialmente, aumentou nos últimos meses, com cerca de 400 pessoas cruzando a fronteira diariamente.
Serviço
Os refugiados serão encaminhados por organizações não governamentais para o ambulatório médico e odontológico e os atendimentos serão marcados por e-mail ou telefone.
Endereço: Rua Botucatu, 611 - Vila Clementino, São Paulo - SP
Contato: (11) 93038-0101 e (11) 97153-9986
E-mail refugiadossaude@huhsp.org.br