Publicidade
Brasil

Saiba quais são as 30 cidades grandes com as maiores taxas de homicídios do Brasil

Cinco cidades baianas estão à frente. Taxas superaram 50 homicídios por 100 mil habitantes em 2022, segundo Atlas da Violência

Imagem da noticia Saiba quais são as 30 cidades grandes com as maiores taxas de homicídios do Brasil
Cinco cidades da Bahia registraram maiores taxas de homicídio do Brasil em 2022 | Fernando Frazão/Agência Brasil
Publicidade

31 das 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022, registraram taxas superiores a 50 homicídios por 100 mil habitantes.

Os números são do Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (18) e realizado por Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública a partir de dados de 2022, quando o Brasil registrou, em média, 127 homicídios diários.

Segundo os realizadores do estudo, o recorte com os municípios mais populosos reduz a distorção das taxas e, consequentemente, permite mapear o cenário da violência de forma mais fidedigna.

Veja abaixo as 30 cidades com as maiores taxas e pesquise a sua:

Predominância do Nordeste

Entre os 30 municípios da lista, 19 ficam na região Nordeste, onde foram registradas as cinco maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes em 2022 -- todas na Bahia.

O nível de violência chama atenção em Santo Antônio de Jesus e Jequié, no interior baiano, as únicas a superar a taxa de 90 homicídios na estimativa do relatório.

Ambas se enquadram no recorte das 278 cidades brasileiras de 100 a 500 mil habitantes. Nesse grupo, a incidência desse delito foi de 26,2 por 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas.

Apesar de regiões afastadas dos grandes centros serem maioria no quadro de violência, Salvador registrou a nona maior taxa da lista. Além da cidade baiana, Macapá (22ª) e Manaus (23ª) foram as outras capitais estaduais no recorte.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade