Ciclone extratropical deve causar ventania e chuva de granizo no Sul do país
Período de maior instabilidade começa na tarde de terça-feira (19) e avança até quarta (20); veja previsão para outras regiões do Brasil

SBT News
A formação de um ciclone extratropical deve causar tempestades severas, com ventania e chuva de granizo, no Sul do Brasil nesta semana, especialmente no Rio Grande do Sul. Grande parte do litoral gaúcho está em estado de alerta para rajadas de vento, que poderão chegar a 100 km/h segundo a Defesa Civil.
+ Luis Fernando Verissimo é internado na UTI em hospital em Porto Alegre
O tempo começa a piorar nesta segunda-feira (18), com previsão de chuva fraca e moderada nas regiões gaúchas de Oeste, Campanha, Missões e Centro. No Oeste e no Litoral, as rajadas de vento ficam entre 40 e 60 km/h.
O período de maior instabilidade começa na tarde de terça-feira (19) e avança até quarta (20), com previsão de temporais isolados, eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa, descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, noroeste, norte, centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul. As chuvas podem superar os 60 mm em algumas regiões e os ventos podem chegar aos 100 km/h no Litoral, Extremo Sul, Costa Doce e Serra.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja, de perigo, para ventos costeiros no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina, a partir das 18h de terça. As condições devem durar até a noite de quarta. No site do Inmet, é possível saber quais cidades e áreas estão em estado de alerta.

No fim de julho, a passagem de um ciclone extratropical provocou estragos no Rio Grande do Sul, com rajadas de vento chegaram a quase 102 km/h. 393 mil imóveis ficaram sem luz e 23 cidades gaúchas reportaram danos como destelhamento de casas, quedas de árvores e de postes. No litoral, na cidade de Xangri-Lá, um píer desabou na praia de Atlântida com a força do vendaval.
O que fazer para se proteger?
- Desligar aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia nas regiões de maiores riscos;
- Para quem mora em encostas, a orientação é estar atento e sempre ficar em local abrigado;
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante vendaval;
- Em caso de inundações, proteger os pertences com sacos plásticos.
Previsão para outras regiões
Para o resto do país, são esperados vendavais também no Paraná, em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na região de fronteira, do Mato Grosso do Sul até o Acre, são esperadas chuvas com pancadas isoladas ao longo da semana.
Na área central do país, incluindo a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo deve seguir firme ao longo da semana, e as temperaturas devem se manter elevadas, chegando a 38 °C em Cuiabá, por exemplo.
Com exceção da costa sul da Bahia, a previsão é que a semana seja nublada ou com sol entre nuvens na maior parte do litoral brasileiro. Já no extremo norte, em Roraima e nas partes setentrionais do Amazonas, Pará e Amapá, o calor aliado à alta umidade provoca precipitações diárias.
*com informações da Agência Brasil