Chuvas no RS: nível da Lagoa dos Patos causa preocupação; entenda
Maior laguna da América do Sul está com alerta de inundação severa desde sábado (11)
O nível da Lagoa dos Patos, onde desembocam as águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, tem causado preocupação nos moradores de São Lourenço do Sul, Pelotas, São José do Norte e Rio Grande, no extremo-sul do estado.
Toda a região da margem da laguna, que está conectada ao Oceano Atlântico e é responsável por drenar uma bacia hidrográfica de cerca de 200 mil quilômetros, recebeu um alerta do governo estadual para inundação severa no sábado (11). O aviso vale até terça-feira (14).
Em São Lourenço do Sul, às 9h desta segunda-feira (13), o nível da Lagoa dos Patos estava em 2,40 metros. A cota de inundação é de 2 m.
Em Pelotas, a medição é feita no Canal São Gonçalo, uma das ramificações da Lagoa dos Patos. Às 6h desta segunda, o patamar era de 2,78 metros. Segundo a prefeitura, há dificuldade para realizar a medição, já que com os transbordamentos a água tem se espalhado e levado "a uma falsa impressão de diminuição do nível das águas pela régua".
Já na cidade de Rio Grande, às 8h46 de hoje, a inundação na Lagoa dos Patos estava mais de 30 cm acima do Cais CCMar: 2,23m, ou seja, 33cm de elevação.
A Lagoa dos Patos
Apesar do nome, a Lagoa dos Patos é, na verdade, uma laguna. Isso porque ela tem água salobra e possui conexão com o Oceano Atlântico por meio de um canal estreito. Com mais de 250 km de comprimento e largura média de 45 km, ela é a maior laguna da América do Sul.
É na Lagoa dos Patos que o Guaíba desemboca. Por causa dessa transição, ela recebe as águas dos rios Caí, Gravataí, Jacuí e dos Sinos. O deslocamento das cheias em direção à laguna pode piorar a situação dos moradores da região.
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já afetaram mais de 2,11 milhões de pessoas, segundo balanço da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta segunda. 80.826 pessoas estão em abrigos e outras 538.241 estão desalojadas.
147 pessoas morreram e 127 seguem desaparecidos. 806 pessoas foram resgatadas feridas. Quase 90% dos municípios do estado foram atingidos pelas enchentes (447 das 497 cidades gaúchas).