Chuvas no Rio Grande do Sul: avião da FAB decola com 18 toneladas de mantimentos doados em campanha
Iniciativa "Todos Unidos pelo Sul", criada pela Força Aérea Brasileira, recebe donativos nas bases aéreas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo
Felipe Moraes
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levando 18 toneladas de mantimentos para ajudar a população afetada pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul decolou de Brasília na manhã desta segunda-feira (6).
+ Rio Guaíba está quase 2,3 metros acima do limite de inundação
A carga de donativos enviada ao estado hoje é a primeira da campanha "Todos Unidos pelo Sul", criada e promovida pela FAB.
Iniciada na última sexta (3), a mobilização aceita doações de roupas, colchonetes, água potável, alimentos não perecíveis e outros itens em pontos de coleta montados em três locais: Base Aérea de Brasília, Base Aérea do Galeão (RJ) e Base Aérea de São Paulo, sempre das 8h às 18h.
A aeronave KC-30, usada nesta segunda, decolou às 10h37 de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas. O pouso estava previsto para as 12h40.
A FAB atua desde a última terça (30) em ações de apoio no RS, como resgate de pessoas, na operação Taquari II.
+ Chuvas no RS: 336 cidades gaúchas estão em calamidade pública, mostra lista da União
De acordo com o último boletim da Defesa Civil do RS, divulgado na manhã desta segunda, o estado registra 83 mortos, 111 desaparecidos e 276 feridos até o momento.
Mais de 141 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 19.368 desabrigadas e outras 121.957 desalojadas. No total, mais de 850 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em 345 municípios do RS.