Brasil

Chuva no RJ: passageiros são resgatados com bote no Rio e enxurrada deixa Petrópolis em alerta extremo

Temporais provocam alagamentos, resgates e risco de deslizamentos; Governo do estado aciona Comitê de Chuvas

Imagem da noticia Chuva no RJ: passageiros são resgatados com bote no Rio e enxurrada deixa Petrópolis em alerta extremo
Chuva no Rio de Janeiro | Reprodução/Redes sociais
,
• Atualizado em

As fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde a madrugada desta quarta-feira (17) provocaram alagamentos, resgates dramáticos e colocaram a Região Serrana em alerta extremo para risco de deslizamentos. Em Petrópolis, bombeiros fazem buscas pelo ocupante de um carro que foi retirado do Rio Palatino. Na capital fluminense, 20 passageiros precisaram ser resgatados com um bote do Corpo de Bombeiros após um ônibus ficar ilhado em Campo Grande, na zona oeste.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Por causa do volume de chuva e dos ventos fortes, a Prefeitura do Rio colocou o município em Estágio 2, que indica a possibilidade de impactos na rotina da cidade. Pelas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu que a população evite deslocamentos sempre que possível, especialmente durante os períodos de chuva mais intensa.

Ônibus ilhado e passageiros resgatados

O resgate mais grave ocorreu na Rua Camaraipi, esquina com a Estrada do Pré, em Campo Grande. Um ônibus ficou com a água na altura das janelas, obrigando os passageiros a subirem no teto do veículo. Eles foram retirados em segurança pelos bombeiros com o auxílio de um bote.

Passageiros que ficaram ilhados foram resgatados de bote | Reprodução
Passageiros que ficaram ilhados foram resgatados de bote | Reprodução

Ruas ficaram completamente alagadas em diversos bairros da capital e da Região Metropolitana. Entre as áreas mais atingidas estão Campo Grande e Bangu, na zona oeste; Marechal Hermes e Ramos, na zona norte; além de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O temporal também afetou o transporte público. Os trens do Ramal Santa Cruz tiveram a circulação interrompida às 5h50 por causa de alagamentos próximos à estação Senador Camará, na zona oeste. O serviço só foi totalmente normalizado por volta das 9h.

Enxurradas e alerta extremo em Petrópolis

Na Região Serrana, a situação é ainda mais crítica. Em Petrópolis, sirenes de alerta foram acionadas, ruas interditadas e 13 pontos de apoio foram montados em escolas municipais. As aulas da rede pública foram suspensas, assim como a circulação de ônibus.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram enxurradas, carros sendo arrastados pela força da água e um veículo que chegou a capotar após cair em um buraco aberto pela chuva. Um alerta extremo foi enviado aos celulares da população, indicando risco geológico elevado, especialmente na região central da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas pelo ocupante de um carro que foi retirado do Rio Palatino, na altura do Túnel Extravasor, no Centro.

Comitê de Chuvas

Diante do cenário, o governador Cláudio Castro acionou o Comitê de Chuvas do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o governo, todas as secretarias ligadas à infraestrutura, assistência social, meio ambiente e forças de segurança estão em alerta máximo.

Determinei que todas as secretarias estejam mobilizadas para apoiar as prefeituras em qualquer situação de emergência. Peço que a população evite deslocamentos desnecessários nos períodos de chuvas mais intensas, afirmou o governador.

A Defesa Civil estadual informou que há risco hidrológico alto em municípios como Rio de Janeiro, Petrópolis, Angra dos Reis, Mangaratiba, Resende e Itatiaia, além de risco elevado de deslizamentos, especialmente na Região Serrana.

O Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro) prevê chuva moderada a forte, com possibilidade de volumes muito elevados em curto espaço de tempo, além de rajadas de vento no litoral e na Região Metropolitana.

Últimas Notícias