Chuva em SP deixa ao menos 7 mortos; motorista que teve carro arrastado está desaparecido
Temporal que atingiu São Paulo nesta terça-feira (16), cerca de uma semana após vendaval que deixou milhões sem luz, colocou parte do estado em alerta


Emanuelle Menezes
A forte chuva que atingiu o estado de São Paulo na terça-feira (16) deixou ao menos dois mortos. Em Ilhabela, no litoral paulista, um idoso foi soterrado pela queda de um muro e outro foi arrastado pela correnteza. Com os óbitos registrados ontem, subiu para sete o número de vítimas pelas chuvas em dezembro, segundo balanço da Defesa Civil estadual:
1. 10/12/25 - Campos do Jordão: um idoso de 74 anos morreu soterrado após um deslizamento de terra;
2. 10/12/25 - São Paulo: uma mulher de 54 anos morreu após ser atingida por um muro no bairro de Sapopemba, na zona leste de São Paulo;
3. 12/12/25 - Guarulhos: uma mulher morreu após uma árvore cair sobre o ponto de ônibus em que ela estava no centro de Guarulhos (SP);
4. 13/12/25 - Juquitiba: um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica no bairro da Siderúrgica, em Juquitiba (SP);
5. 14/12/25 - Bauru: um idoso de 74 anos morreu ao cair em um rio e ser arrastado no Jardim Ivone, em Bauru (SP);
6. 16/12/25 - Ilhabela: um idoso de 78 anos foi soterrado pela queda de um muro no bairro Barra Velha, em Ilhabela (SP);
7. 16/12/25 - Ilhabela: um idoso de 84 anos foi arrastado pela correnteza no bairro Água Branca, em Ilhabela (SP).
Em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, um homem de 58 anos está desaparecido após o carro que ele dirigia ter sido arrastado por uma enchente. A vítima, um entregador autônomo, estava trabalhando no momento do incidente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a força da água arrastou o veículo, uma Fiorino, para dentro de um córrego.
A corporação trabalha com a possibilidade de mais uma pessoa estar desaparecida, já que testemunhas relataram ter visto dois ocupantes no carro. O Corpo de Bombeiros informou que "aguarda mais informações sobre a possibilidade de uma segunda vítima, possível passageiro do veículo, também estar desaparecida".
Chuva deixou estado em alerta
O temporal que atingiu São Paulo nesta terça-feira (16) deixou parte do estado em alerta. Pouco antes das 17h, a Defesa Civil emitiu um alerta severo informando que a chuva forte se espalhava pelas zonas Leste, Centro, Oeste e Sul da capital paulista, com raios, ventania e granizo.

A chuva aconteceu cerca de uma semana após o vendaval que atingiu a Região Metropolitana, com rajadas de até 98 km/h, e que deixou mais de 2,2 milhões de imóveis sem luz. Com a chuva desta terça, pouco mais de 81 mil clientes ficaram sem fornecimento de energia elétrica nas 24 cidades que compõem a Grande São Paulo.
Segundo balanço da concessionária Enel, às 9h26 desta quarta-feira (17), 48.513 imóveis permanecem sem energia. Só na capital paulista, são 32.203 clientes afetados.








