Chuva na Bahia deixa 1.106 pessoas desabrigadas; INMET emite alerta laranja
Quatro municípios estão em situação de emergência; outras 818 pessoas estão desalojadas no estado
Vicklin Moraes
Fortes chuvas atingiram o estado da Bahia neste final de semana. Segundo a Defesa Civil Estadual, 1.106 pessoas estão desabrigadas e 818 desalojadas. As cidades de Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul estão em situação de emergência.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) decretou nesta segunda-feira(13), alerta laranja no estado. Há previsão de chuvas de até 100 mm e ventos de até 100 km/h.
As cidades baianas que mais choveram nas últimas 96 horas são Santa Inês com 168 mm, Gentio do Ouro com 139 mm e Vitória da Conquista 141 mm. No total, 59 municípios foram afetados com 3.704 pessoas prejudicadas. Há movimento de Massa Moderado, o fenômeno natural envolve o deslocamento de rochas, sedimentos, vegetação ou solo, causados pela gravidade.
+ Sobe para 11 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas em MG
Forte temporais também causaram inundações e deslizamentos em Minas Gerais, no fim de semana, deixando ao menos 11 pessoas mortas em soterramentos. Do número total, 10 morreram em Ipatinga, e uma na cidade vizinha de Santana do Paraíso.
No estado de Sergipe, três pessoas também morreram devido às chuvas que atingiram o estado. O governo local decretou nesta segunda-feira(13), luto oficial de três dias em razão do falecimento das três vítimas.