Chuva forte provoca alagamentos, granizo e falta de energia em São Paulo
Tempestade no período da tarde deixou todas as regiões da capital em estado de atenção; mais de 41 mil imóveis ficaram sem luz


Vicklin Moraes
A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira (14) provocou alagamentos, queda de granizo e rajadas de vento em diferentes regiões da capital. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos às 16h22. Às 17h27, apenas a zona leste havia deixado o alerta.
Houve registro de queda de granizo em Pinheiros, na zona oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram atendidos 21 chamados para queda de árvores e um para enchente.
De acordo com boletim divulgado pela Enel às 17h48, 41.121 clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica na capital.
O CGE informou que as áreas de instabilidade, formadas pelo calor e pela alta disponibilidade de umidade, continuam atuando de forma isolada e com intensidade variável. Imagens do radar meteorológico mostram chuva forte e lenta nas zonas sul, sudeste e norte, atingindo bairros como Santo Amaro, Cidade Ademar, Jabaquara, Ipiranga, Anhanguera, Perus e Pirituba/Jaraguá. Há potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.
A tendência para as próximas horas é de manutenção do tempo instável, com perda gradual de intensidade das chuvas. Não há previsão de chuva forte durante a noite e a madrugada.
Rajadas de vento registradas
- 87,7 km/h em M’Boi Mirim, na zona sul, às 16h
- 40,7 km/h no Aeroporto de Guarulhos, às 13h
Previsão do tempo
O tempo segue instável nos próximos dias. O sol aparece entre muitas nuvens durante as manhãs, enquanto as pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, continuam ocorrendo entre as tardes e as noites.
Na quinta-feira (15), o dia começa com sol entre nuvens e sensação de tempo abafado. Entre o meio da tarde e o início da noite, há previsão de pancadas de chuva forte, com risco de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. As temperaturas variam entre 20°C pela manhã e 28°C à tarde.
Na sexta-feira (16), o cenário se repete: muitas nuvens, aberturas de sol e calor. Entre a tarde e o início da noite, novas áreas de instabilidade devem provocar chuva forte, novamente com potencial para alagamentos.









