Publicidade
Brasil

Chuva em Minas Gerais: mais de 4 mil tiveram que deixar suas casas

Mais de 130 municípios decretaram estado de emergência ou calamidade pública

Imagem da noticia Chuva em Minas Gerais: mais de 4 mil tiveram que deixar suas casas
Chuva destrói casas em Minas Gerais | EM
Publicidade

Mais de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa da chuva em Minas Gerais, desde o início do período chuvoso -iniciado em 27 de setembro de 2024. Também foram registradas 26 mortes, número quatro vezes maior do que no mesmo período do ano passado, segundo a Defesa Civil.

Ao todo, são 3.663 desalojados e 421 desabrigados no Estado. A diferença entre eles é que, no caso de desalojados, a pessoa não necessariamente precisa de abrigo, ficando hospedada na casa de amigos, conhecidos ou familiares.

+ Caos em São Paulo: fortes chuvas causam alagamentos, deslizamentos e morte

Das 26 vítimas fatais, a maioria foi em razão de afogamento ou deslizamento de terra. Dez pessoas morreram em Ipatinga, três em Ipanema e outras duas morreram em Raul Soares. Os municípios de Uberlândia, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Nepomuceno, Capinópolis, Alterosa, Carangola, Tombos, Santana do Paraíso, Glaucilândia e Serro tiveram uma vítima cada.

Os estragos causados pela chuva levaram 139 municípios a decretar estado de emergência ou calamidade pública. No ano passado, o número foi de 102.

Alerta

Mais de 200 cidades de Minas estão incluídas no alerta de "perigo", também conhecido como alerta laranja, para chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até terça-feira (4). A previsão inclui, além da chuva, vento forte.

Saque calamidade

Na quinta-feira (30/1), a Caixa Econômica disponibilizou o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) por calamidade para trabalhadores de 11 municípios mineiros. A liberação pode ser solicitada pelo aplicativo do FGTS até 29 de abril.

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter sacado pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível.

* com informações do Estado de Minas

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade