Publicidade
Brasil

Chuva de granizo destrói plantações em São Joaquim, na serra catarinense

Quantidade de gelo em Boava e Invernadinha devastou pomares de maçã, comprometendo a safra; em Chapecó, ventos com velocidade de tornado provocaram estragos

,
• Atualizado em
Publicidade

Uma intensa e surpreendente chuva de granizo atingiu, neste sábado (19), o município de São Joaquim, na região serrana de Santa Catarina, que fica cerca de 120 km de Criciúma. Segundo autoridades locais, foram cerca de 20 minutos de pedras caindo do céu e provocando diversos estragos.

O cenário se transformou, com ruas, rios e telhados cobertos pelas pedrinhas brancas, como se a cidade tivesse sido atingida por uma nevasca. As Localidades de Boava e Invernadinha foram as mais afetadas, impactando as tradicionais plantações de maçã.

Leia também: Cidades na Amazônia têm menos árvores do que regiões do agronegócio, diz IBGE

Nos pomares, o cenário é de devastação: as árvores tiveram galhos quebrados, folhas e gemas destruídas, o que deve comprometer até mesmo a safra do próximo ano, segundo agricultores locais.

Em alguns pontos, nem mesmo as telas de proteção suportaram a intensidade do granizo.

A Defesa Civil da região ainda faz um levantamento das áreas mais atingidas, com telhados das casas danificados, além de fiação e postes. Não houve registro de feridos.

Veja vídeo:

Temporal em Chapecó

Outra região catarinense atingida por forte temporal, na madrugada deste sábado, foi o município de Chapecó, próximo ao Rio Grande do Sul. A prefeitura trabalha desde as primeiras horas do dia para recuperar os danos causados pela chuva com ventos de tornado.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Walter Parizotto, foram atingidas 59 residências, mas não há feridos e nem desalojados. Dezenas de árvores e placas caíram, e um aviário ficou destruído. A região Norte do município foi mais atingida com uma série de vias bloqueadas por quedas de barreiras.

Não houve registro de feridos.

Chuva e ventos fortes derrubaram placas, árvores e destruíram telhados em Chapecó (SC) | Reprodução
Chuva e ventos fortes derrubaram placas, árvores e destruíram telhados em Chapecó (SC) | Reprodução

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade