Chuva congelada deve ocorrer nos estados do Sul do país durante o fim de semana
Por causa do fenômeno, precipitação congela assim que toca o solo e pode ser confundida com neve
Neste fim de semana, uma frente fria vai causar uma queda acentuada de temperatura nos estados do centro-sul do Brasil. Essa será a primeira onda de frio de 2024. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina existe a possibilidade de ocorrer um fenômeno meteorológico conhecido como chuva congelada.
Segundo o Climatempo, o fenômeno deve acontecer entre a noite de sexta, 24/5, e na madrugada de sábado, 25/5 nas áreas mais elevadas (acima de 1000 m de altitude) das serras gaúcha e catarinense. As regiões mais prováveis de registrarem a chuva congelada são: São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC).
O que é chuva congelada?
A chuva congelada ocorre quando um floco de neve sai da nuvem passando por uma camada de ar com temperatura positiva, mas depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem. Esse é um dos tipos de precipitação invernal, associada a locais gelados, onde se faz frio abaixo de 0°C.
Apesar de ser parecida com a neve, elas não são um fenômeno igual. A neve se forma diretamente na atmosfera quando a temperatura está abaixo do ponto de congelamento e só se forma se todas as camadas da atmosfera estiverem com as condições necessárias
Apesar do fenômeno só ser registrado em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o frio se estenderá para outros estados do país. O frio intenso será registrado em toda a Região Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além do oeste e sul de Mato Grosso.