Chuva atinge São Paulo e região metropolitana após termômetros registrarem 31ºC
Toda a cidade foi colocada em estado de atenção para alagamentos. Moradores de Osasco registram queda de granizo
![Imagem da noticia Chuva atinge São Paulo e região metropolitana após termômetros registrarem 31ºC](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fchuvasp1_705743362b.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
O céu escureceu no meio da tarde destas segunda-feira (10) em vários pontos da capital paulista, com registro de pancadas de chuva forte desde as 16h em todas as zonas, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, além de municípios da Grande São Paulo. Em Osasco, a tempestade veio com granizo.
+ Alerta da Defesa Civil: como funciona a tecnologia que avisa à população de forma sincronizada
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) colocou em estado de atenção para alagamentos primeiro as zonas Norte, Leste, Oeste, o Centro, e as marginais Tietê e Pinheiros. Pouco depois das 17h30 toda a cidade foi colocada em estado de atenção.
Moradores das zonas Norte, Leste e Centro receberam o "alerta severo" da Defesa Civil.
![Alerta severo enviado para moradores da zona Leste | Reprodução](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/alerta_severo_cbf75a6511.jpeg)
Segundo o CGE, áreas de chuva formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima provocaram as tempestades. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva forte na zona Leste, principalmente na Penha e Mooca. O mesmo quadro é observado na zona Oeste, na subprefeitura do Butantã.
+ Onda de calor se intensifica no Sul do Brasil e termômetros devem chegar a 43ºC
O Corpo de Bombeiros já registrou 18 chamadas para quedas de árvores, 33 chamadas para alagamentos e 2 chamadas para deslizamentos em São Paulo e na região metropolitana entre 6h e 16h40.
Tarde quente já indicava chuva
A tarde desta segunda (10) registrou temperatura máxima média de 31°C, segundo o CGE, na região metropolitana de São Paulo, enquanto as menores taxas de umidade do ar se mantiveram acima dos 35%.
De acordo com dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, a maior temperatura máxima média do ano, permanece a registrada em 22/01/2025 com 33,6°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, aquele valor aferido em um único local, permanece o registrado na estação meteorológica da Mooca, Zona Leste, também em 22/01/2025 com 35,4°C.
Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram também que fevereiro acumulou até o momento 117,5mm de chuva, o que corresponde a 53,9% dos 217,8mm esperados para o mês.