Publicidade
Brasil

Alerta da Defesa Civil: como funciona a tecnologia que avisa à população de forma sincronizada

Cidadãos que frequentam áreas de risco são notificados diante emergências climáticas, como chuva e desabamentos, pelo Cell Broadcast

Imagem da noticia Alerta da Defesa Civil: como funciona a tecnologia que avisa à população de forma sincronizada
Alerta da Defesa Civil enviado para celulares
Publicidade

Desde o último mês, diante do volume excessivo de chuva em todo o país, cidadãos passaram a receber, com certo susto, alertas que Defesa Civil envia para os telefones. É o Cell Broadcast em ação.

Essa tecnologia envia mensagens diretamente para celulares que estão dentro de uma área que esteja em risco, sem precisar de aplicativo, cadastro ou conexão com a internet. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão responsável por regular as telecomunicações no Brasil.

A ferramenta gratuita, lançada em agosto de 2024, segue sendo implementada nos estados, e completa os demais avisos já existentes da Defesa Civil, como WhatsApp, SMS, Telegram. O objetivo é garantir que os alertas cheguem de forma eficiente para que os cidadãos consigam se proteger, ou se abrigar, diante desastres.

+ Chuva atinge São Paulo e região metropolitana após termômetros registrarem 31ºC

O principal diferencial do Cell Broadcast é o alerta sonoro que vem junto com a mensagem – mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso – , e também o travamento da tela, para garantir que a mensagem só feche após comando do usuário. Também não é preciso cadastrar uma região de interesse. O aviso só não vai chegar para aparelhos que não forem compatíveis com a ferramenta, que estejam em modo avião e que estejam conectados apenas no Wi-Fi.

Como funciona na prática?

  1. A mensagem é criada por uma autoridade de emergência, como a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. O alerta é adaptado pela ocorrência e enviado. Ex: "Alerta de enchente! Evacue a área imediatamente!"
  2. O sistema sistema de Cell Broadcast da operadora recebe essa mensagem e a distribui para as torres de celular dentro da área afetada.
  3. Todos os celulares que estejam conectados às torres da área receberão o alerta instantaneamente. O celular não precisa estar com internet ou com um aplicativo específico instalado.

Quem recebe o alerta?

Apenas pessoas que estão nas áreas de risco, definidas pela Defesa Civil, e com celulares compatíveis com a tecnologia receberão o aviso do órgão.

Quais aparelhos são compatíveis?

O alerta de gravidade das chuvas será recebido apenas em celulares lançados a partir de 2020.

Caso seu telefone continue sem receber os avisos, é importante checar se o sistema operacional do seu telefone está atualizado.

Android (necessário ter a partir do Android 11)

Acesse “Configurações”

Em seguida, abra a opção “Sobre o telefone” e procure por “Informações do software” ou um nome similar.

Em “Informações do software” é possível encontrar a versão do sistema operacional do seu dispositivo.

iOS (necessário ter a partir do iOS 17)

Abra “Ajustes”.

Clique em “Geral”.

Selecione “Sobre” e aparecerá a versão do seu aparelho.

Meu telefone não é compatível, como ficar informado?

A Defesa Civil notifica a população pelos seguintes canais:

SMS: Envie uma mensagem para 40199 com o CEP da área de interesse. Todos os celulares dessa área receberão o alerta.

WhatsApp: Salve o número 61 2034-4611, envie “olá” e siga os passos para cadastrar áreas de interesse ou verificar alertas ativos.

Telegram: Busque por “Defesa Civil Alertas”, envie um “olá” e siga as instruções para se cadastrar.

Google Public Alerts: Ao pesquisar temas relacionados a desastres no Google, você poderá receber alertas e informações relevantes.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade