CBF convoca eleição em véspera da chegada de Ancelotti à seleção
Votação acontecerá no dia 25 de maio, edital será publicado neste sábado (17)

SBT News
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, por meio de ofício divulgado nesta sexta-feira (16), que realizará no dia 25 de maio a eleição que definirá o novo presidente da entidade. A decisão ocorre após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, determinado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), na quinta-feira (15), por suspeita de fraude em sua eleição ao cargo.
A escolha será realizada um dia antes da chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti, que assumirá oficialmente o comando da seleção brasileira em 26 de maio, conforme já anunciado pela entidade.
Ainda na quinta-feira, a CBF havia comunicado a necessidade de uma eleição em caráter urgente, cuja convocação ficou sob responsabilidade do vice-presidente Fernando José Sarney.
+ CBF confirma novas eleições após afastamento de presidente
De acordo com o cronograma divulgado, a publicação do edital ocorrerá a partir deste sábado (17). Já o prazo para registro das chapas será entre os dias 18 e 20 de maio.
O afastamento de Ednaldo Rodrigues foi motivado por suspeitas de fraude envolvendo a assinatura do coronel Antônio Carlos Nunes, um dos signatários do acordo que garantiu sua permanência na presidência. Segundo decisão judicial, Nunes não teria condições cognitivas e de saúde para participar do processo eleitoral, o que levantou dúvidas sobre a validade do documento.
O SBT News teve acesso a documentos, divulgados inicialmente pelo portal Leo Dias, que mostram que o coronel apresentou, em 2023, um quadro de ataxia com déficit cognitivo. Em uma ação judicial de 2024, ele afirmou não ter condições de saúde para sequer procurar o Ministério Público a fim de formalizar um acordo de pensão alimentícia.
+ Acordo que garantiu Ednaldo na Presidência da CBF pode ser anulado na Justiça
Diante das suspeitas, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o TJ-RJ investigasse com urgência as supostas irregularidades, o que levou ao afastamento de Ednaldo.