Publicidade
Brasil

Cariúcha passa por cirurgia de emergência após miomatose uterina; o que é?

Apresentadora teve hemorragia causada pela condição, que pode aparecer durante a vida reprodutiva da mulher

Imagem da noticia Cariúcha passa por cirurgia de emergência após miomatose uterina; o que é?
Miomas uterinos podem se localizar em diversas partes do útero | Montagem/Redes Sociais/Freepik
• Atualizado em
Publicidade

A apresentadora Cariúcha, do Fofocalizando, foi internada às pressas, na noite desta quinta-feira (20), no Hospital São Luiz Morumbi, em São Paulo, para fazer uma cirurgia de emergência após uma hemorragia intensa. O problema foi causado por uma miomatose uterina, espécie de tumores benignos na região do útero. Como a condição se desenvolve e quais são os riscos?

Ao Fofocalizando, a médica Silvia, uma das responsáveis pela operação, disse que Cariúcha passa bem e deve permanecer em repouso de 7 a 15 dias. Ela também confirmou que a situação era atípica: "desses miomas, ela está livre. Eles eram muito grandes. O maior mioma dela era maior que o próprio útero dela, então eram muito grandes".

O mioma uterino é um tumor benigno relativamente comum, que pode variar de tamanho, e aparece durante a vida reprodutiva da mulher: atinge de 20 a 25% das mulheres nesse período, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o radiologista intervencionista William Fonseca, apesar de ser um tumor, o quadro não costuma evoluir para um câncer.

No entanto, é preciso fazer exames e avaliar a condição, já que em alguns casos mais raros pode ser confundido com tumor maligno. A detecção da doença começa pelo exame físico (palpação do abdômen) e pode envolver ultrassonografia de rotina, além da ecografia pélvica transvaginal para confirmação do diagnóstico e exclusão de outras doenças.

Segundo a Biblioteca do Ministério da Saúde, os miomas podem se desenvolver em qualquer parte do útero. No entanto, quanto mais perto da parte central, maior a probabilidade de provocarem sangramento.

De acordo com Fonseca, existem três tipos de miomas e sintomas mais comuns:

  • Subserosos - Ficam na parte externa no útero, entre o miométrio e o perimétrio e, em geral, são assintomáticos;
  • Intramurais - Se localizam na parede interna do útero, na região do miométrio, e podem fazer o útero aumentar de tamanho; em geral, precisam de mais atenção clínica;
  • Submucosos - Também se encontram no interior da parede interna do útero, tendo a possibilidade de invadir a parte uterina interna e central, que é o endométrio, além de causar mais risco de infertilidade.

Segundo especialista, em casos de sintomas, as queixas mais comuns são aumento do fluxo e dor no período menstrual, inchaço na barriga, além de aumento miccional (urina).

Não há como prevenir a incidência de miomas uterinos, mas algumas mudanças no estilo de vida, como alimentação balanceada, podem aliviar os sintomas em alguns casos, segundo a ginecologista Charbele Diniz.

Tratamento da miomatose

Dentre os tratamentos disponíveis estão a embolização de artérias uterinas, técnica minimamente invasiva, em que um catéter é introduzido pelo punho ou virilha da paciente para reduzir o tamanho do mioma pela redução do fluxo sanguíneo dos tumores. O procedimento está no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Além dele, há abordagens medicamentosas e a histerectomia, que é a retirada de todo o útero, geralmente indicada para miomas mais agressivos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade