Viva Mais, Viva Bem: Miomas uterinos podem evoluir para câncer?
Cerca de 80% das mulheres em idade fértil convivem com a doença
SBT News
A principal causa de afastamento do trabalho no primeiro semestre deste ano, com pagamento de benefício do INSS, segundo o Ministério da Previdência Social, foram os miomas uterinos. Um impacto na rotina, na vida social e profissional das mulheres.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No podcast Viva Mais Viva Bem, a cirurgiã ginecologista Charbele Dinizi explica as causas dos miomas e destaca que nem sempre a indicação é cirúrgica. Os hábitos alimentares e de vida, segundo a médica, não determinam o aparecimento do mioma, mas influenciam no alívio dos sintomas.
De acordo com a ginecologista, os principais sintomas do mioma são dor, cólicas menstruais, às vezes dor na relação sexual, sensação de abdômen grande e sangramento vaginal aumentado.
"O nosso ciclo menstrual tem que durar de dois até sete dias e nesse período a gente tem que sangrar 80 ml, ou seja, metade de um copo de requeijão", explica.
Charbele mostra qual o impacto do tamanho e da localização dos miomas no útero, fala sobre os diferentes tipos de cirurgia, inclusive robótica, quando procedimentos invasivos são necessários, e explica que dificilmente um mioma se transforma em um câncer.
O podcast já está disponível no canal do SBT News no Youtube e no Spotify.