Caparaó Mineiro: sustentabilidade e excelência no café especial
A jornalista Luisa Nogueira mostra toda a história e riqueza da região no segundo episódio da série "Café Brasileiro: Uma Paixão Mundial"
Situado na divisa entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o Alto do Caparaó Mineiro tem ganhado destaque no mercado brasileiro pela produção de cafés especiais, com técnicas que combinam tradição, sustentabilidade e inovação.
Na região, está localizado o Sítio Centenário, uma propriedade que preserva suas raízes históricas e aposta em práticas sustentáveis de plantio dos grãos. A casa principal, tombada como patrimônio cultural, reflete a conexão da família com a tradição regional. "Chamamos de Sítio Centenário por conta da casa, que simboliza a história da família e da região", explica a produtora local.
O cuidado com a produção é evidenciado em cada etapa. Os grãos são criteriosamente selecionados, com foco nos frutos maduros, conhecidos como "cereja natural". Essas práticas garantem uma bebida que traduz o terroir do Caparaó, valorizando as características únicas da região. "Produzimos com muito amor e dedicação, porque o café une as pessoas. Ele é um vínculo que conecta famílias e amigos", destaca uma produtora.
O Alto do Caparaó Mineiro abriga ainda a "Rota do Café e da Cachaça", que promove o chamado "turismo rural", aproximando visitantes da cultura cafeeira do Brasil. Durante a experiência, é possível conhecer todo o processo produtivo dos grãos e a história da região, além de degustar cafés de excelência.
A jornalista Luisa Nogueira mostra toda a história e riqueza do Alto do Caparaó Mineiro, neste sábado (23), no segundo episódio da série especial "Café Brasileiro: Uma Paixão Mundial", no SBT Brasil.