SBT Brasil apresenta série especial sobre o café, essa paixão mundial
Reportagens mostram como o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de café do mundo e curiosidades sobre a bebida
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e o SBT Brasil traz aos telespectadores uma nova série para explorar essa riqueza nacional. "Café Brasileiro: Uma Paixão Mundial", conduzida pela jornalista e produtora rural Luisa Nogueira, especialista em agronegócio, leva o público a uma jornada pelas principais regiões cafeeiras do país, revelando a diversidade e a paixão que envolvem essa cultura. São seis episódios, exibidos aos sábados, a partir deste sábado (16).
“É uma honra poder mostrar, para uma das maiores audiências do Brasil, a realidade da cafeicultura brasileira, formada por mais de 80% de pequenos produtores que trabalham arduamente para gerar sustentabilidade e renda", afirma Luisa Nogueira durante a série.
+ Preço do café sobe quatro vezes mais que a inflação e atinge recorde histórico
Ao longo da produção, Luisa Nogueira explora regiões como o Caparaó Mineiro e Capixaba, ricas em tradição e especializadas na produção de cafés arábica de alta qualidade. Nessa área, uma curiosidade é a experiência de degustar um café especial sob a sombra de um jequitibá de cerca de 500 anos, em uma fazenda que também oferece turismo rural e culinária local, como o famoso frango caipira e doces artesanais.
Em Rondônia, a série traz um foco especial nos robustas amazônicos, variedade de café resistente e de sabor marcante, ideal para o clima quente e úmido da região. A reportagem conhece produtores como Juan Travion, que utiliza o terroir amazônico para aprimorar a qualidade do robusta. Outra curiosidade é o trabalho da produtora Polina Perrut, que, além de cultivar seu café, incentiva a participação de pequenos produtores e indígenas em concursos de qualidade, promovendo conhecimento e valorização da cafeicultura local.
+ Café, arroz e feijão são os alimentos mais consumidos, aponta IBGE
Durante a expedição pela Amazônia, Luisa Nogueira também visita a tribo dos Suruí, onde conhece práticas indígenas de cultivo e experimenta um shampoo natural, usado pelos indígenas para lavar os cabelos nos riachos locais. Esse contato com a cafeicultura indígena e outras culturas tradicionais amplia a compreensão sobre as influências culturais na produção de café no Brasil.
Além de revelar a diversidade dos cafés brasileiros, a série enfatiza as inovações dos pequenos produtores e das cooperativas, essenciais para o fortalecimento da cafeicultura no Brasil. Em visita à Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo, a reportagem mostra como a união dos produtores fortalece o setor, promovendo avanços tecnológicos e expandindo o alcance do café brasileiro para mais de 50 países.
+ Venda de cafés especiais já movimenta R$ 3 bilhões ao ano no Brasil
"Café Brasileiro: Uma Paixão Mundial" oferece ao telespectador a oportunidade de conhecer as pessoas que fazem da cafeicultura brasileira uma verdadeira arte. Com um olhar sensível, traz histórias inspiradoras de produtores que, apesar das adversidades, mantêm a paixão pelo trabalho, unindo tradição e inovação para consolidar o Brasil no cenário mundial do café.