Publicidade
Brasil

Câmara de Ubatuba (SP) aprova projeto que proíbe uso de tendas nas praias

Guarda-sóis com até três metros de diâmetro continuam liberados; novas regras dependem da sanção da prefeitura

• Atualizado em
Publicidade

Os vereadores de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, aprovaram um projeto de lei que proíbe o uso de tendas, barracas, gazebos e estruturas semelhantes nas praias da cidade. A medida, que ainda depende de sanção da prefeitura, libera apenas guarda-sóis com até três metros de diâmetro e tendas de ambulantes em pontos fixos autorizados.

O objetivo da nova regra é garantir mais segurança aos banhistas e colaborar com a preservação ambiental. Quem desrespeitar a norma poderá ser multado em até R$ 1.000.

+ WhatsApp deixará de funcionar em versões mais antigas do iPhone a partir da próxima segunda (5)

Durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, turistas aproveitaram o tempo bom na região. Um grupo de amigos de Poços de Caldas (MG) se reuniu para curtir o litoral sob tendas próprias. “Nós somos em 26 pessoas. Uma vez por ano a gente se reúne e vem pra praia, que a gente gosta”, contou Sandro Alves, motorista.

Já a família de Juliano Isidoro, de Guaratinguetá (SP), optou por um espaço com estrutura completa. “Tem atendimento, acesso ao banheiro, é confortável, uma delícia aqui”, disse o administrador.

Opiniões divididas

A proposta divide opiniões. Para Richardson Batista, que trabalha com aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis, a iniciativa pode ser positiva. “Não é que a gente é contra as tendas, mas é uma coisa pra regularizar. Ter uma praia mais bonita pro próprio turista curtir. E evitar esses problemas do espaço, das pessoas estarem em outras praias. Infelizmente tem muitas brigas por conta do espaço, e o mar avançou muito. A gente não tem uma faixa de areia como tinha antigamente”, explicou.

A prefeitura de Ubatuba informou que ainda vai iniciar a análise do projeto de lei e discuti-lo com as secretarias competentes. Caso sancionado, o texto prevê um prazo de 60 dias para regulamentação.

Publicidade

Assuntos relacionados

Ubatuba
Praia
projeto de lei
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade