Publicidade
Brasil

Caixa inaugura primeira agência contêiner no Sol Nascente (DF)

Estrutura funciona até 29 de agosto e oferece os mesmos serviços de uma agência tradicional, exceto dinheiro em espécie

Imagem da noticia Caixa inaugura primeira agência contêiner no Sol Nascente (DF)
Agência contêiner no Sol Nascente, no Distrito Federal | Maycon Leão/SBT
• Atualizado em
Publicidade

O Sol Nascente, no Distrito Federal, amanheceu nesta quinta-feira (31) com um novo vizinho. É um contêiner de metal por fora e tecnológico por dentro que promete transformar o dia a dia de quem precisa de serviços bancários. A comunidade tem mais de 70 mil moradores, segundo o Censo Demográfico de 2022.

Trata-se da primeira agência contêiner da Caixa Econômica Federal no país. Compacta, mas equipada para prestar praticamente todos os serviços de uma agência tradicional, com exceção da movimentação de dinheiro vivo, a novidade vai funcionar até o dia 29 de agosto, no Centro Olímpico Parque da Vaquejada.

+ Governo brasileiro calcula que 35,9% das exportações aos EUA terão tarifa de 50%, dizem fontes

De segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, a população poderá desbloquear cartões, regularizar pendências do Bolsa Família, PIS, FGTS, programa Pé-de-Meia e receber auxílio para usar o aplicativo Caixa Tem.

Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, o modelo é inovador e busca aproximar o banco de comunidades que ainda não contam com agência.

"Nada mais simbólico que chegar com um primeiro modelo desse que nessa comunidade, na cidade do Sol Nascente, com todo esse aspecto vinculado a uma população que precisa dos serviços bancários, muitas vezes tem que se deslocar ao centro de Brasília, e nós estamos trazendo a agência para cá."

+ Empresas brasileiras correm para exportar antes de tarifaço nos EUA

Primeira agência contêiner da Caixa no Brasil vai funcionar até 29 de agosto | Maycon Leão/SBT
Primeira agência contêiner da Caixa no Brasil vai funcionar até 29 de agosto | Maycon Leão/SBT

O projeto foi inspirado nas agências-barco que navegam pelo Norte do país para atender locais isolados. Agora, no formato de contêiner, a missão é a mesma: levar inclusão bancária até onde as pessoas estão.

"Uma comunidade dessa tem uma economia própria, uma vida própria. Muitas vezes, ela só precisa de uma instituição que traga orientação para o crédito, para o uso dos serviços bancários… para que a própria comunidade ganhe com isso", explica Vieira.

+ Tarifaço dos EUA pode baixar preços de alimentos no Brasil, diz economista

Para habitantes da região, o impacto é imediato. Antes, o trajeto até o banco mais próximo podia levar horas. "Isso ajuda tanto os moradores quanto os empresários que precisavam se deslocar até Ceilândia para resolver qualquer questão bancária", afirma Claudio Ferreira, administrador do Sol Nascente e Pôr do Sol.

A agência contêiner faz parte de uma frota de 11 estruturas móveis da Caixa que percorrem o Brasil e também são usadas em situações de emergência. Depois do Sol Nascente, o próximo destino será Simplício Mendes, no Piauí, onde ficará até a inauguração de uma nova agência em 2026.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade