Brasil

Brasileira fica paralisada após contrair bactéria rara nos EUA; família pede ajuda

Jovem fazia intercâmbio em Aspen e desenvolveu botulismo, doença que pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória. Entenda

Imagem da noticia Brasileira fica paralisada após contrair bactéria rara nos EUA; família pede ajuda

A família de uma brasileira criou uma vaquinha virtual para conseguir trazer a jovem de volta ao Brasil após ela desenvolver botulismo ao contrair uma bactéria rara nos Estados Unidos. Claudia Celada, conhecida como Cacau, fazia um intercâmbio no país, e está internada há quase 2 meses.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Segundo a família, ela começou a apresentar sintomas em 17 de fevereiro, e, em menos de 24 horas, precisou ser encaminhada ao hospital com todos os músculos do corpo paralisados, respirando apenas por aparelhos.

O diagnóstico, de acordo com a família, veio somente em 1º de março, após "incontáveis exames, testes, transferência de hospital, punções lombares e transfusão de plasma": botulismo.

Doença rara e de recuperação lenta, Cacau está internada desde então no país. A família quer aproveitar o fato do quadro de saúde estar mais estável para contratar uma ambulância aérea e trazê-la de volta ao Brasil. De acordo com eles, o procedimento custa US$ 200 mil, cerca de R$ 1 milhão. Os parentes também pedem ajudar para quitar a conta hospitalar da jovem.

"Quase 2 meses depois, a Cacau ainda permanece internada nos EUA, longe de toda a sua família, no país com a saúde mais cara do mundo (cada dia de internação custa em média 10 mil dólares). O seguro viagem que ela tinha já acabou há muito tempo, e as contas do hospital só estão aumentando.", afirma o cunhado da jovem, responsável pela vaquinha virtual.

"Sei que é um valor muito absurdo, mas qualquer quantia doada nos deixa um pouquinho mais perto de acabar com esse pesadelo que estamos vivendo", conclui.

O que é botulismo?

De acordo com o Ministério da Saúde, botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum).

A toxina botulínica afeta o controle motor e, por essa razão, pode levar a diversas complicações. Ela pode levar à insuficiência respiratória, que, no geral, é a forma mais comum de morte causada por botulismo. Outras complicações podem incluir:

  • Dificuldade para falar
  • Dificuldade para engolir
  • Fraqueza de longa duração
  • Fadiga
  • Pneumonia por aspiração e infecção
  • Problemas no sistema nervoso em geral

Ainda segundo a pasta, a bactéria entra no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada.

Tratamento

Todas as formas de botulismo podem matar, se não tratadas adequadamente, e são consideradas emergências médica e de saúde pública. Por isso, a presença de qualquer sintoma é essencial procurar ajuda médica.

O tratamento imediato, segundo o Ministério da Saúde, reduz significativamente o risco de morte do paciente, mas é preciso acompanhamento médico, e frequentemente hospitalar. Além disso, o processo de recuperação é lento e depende de como o organismo reage ao tratamento.

Se identificado e tratado adequadamente, a doença tem cura e não deixa sequelas.

Últimas Notícias