Bolsonaro volta a comer por via oral após duas semanas internado
Boletim médico desta segunda (28) diz que o ex-presidente poderá se alimentar de água, chá e gelatina
SBT News
Jair Bolsonaro permanece internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília. Após duas semanas sem comer por via oral, a equipe médica divulgou, em nota à imprensa, que o ex-presidente voltará a se alimentar com água, chá e gelatina nesta segunda-feira (28). A restrição alimentar é uma consequência da cirurgia de desobstrução intestinal que ele passou no dia 13 de abril. Ainda não há previsão de alta hospitalar e da liberação de visitas.
+ Exclusivo: Bolsonaro concede entrevista para Cesar Filho
Bolsonaro continua realizando sessões diárias de fisioterapia motora e recebendo as medidas de "prevenção de trombose venosa". Ele ainda apresenta a gastroparesia, que é o retardo do esvaziamento do estômago, mas teve sinais iniciais de movimentos intestinais espontâneos. A cirurgia foi realizada em decorrência da facada que o ex-presidente sofreu durante a campanha eleitoral, em 2018.
Leia o comunicado médico na íntegra divulgado nesta segunda-feira (28):
"O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Continua estável clinicamente. Segue sem dor ou febre, pressão arterial controlada e com melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado. Apesar da gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago), há sinais de movimentos intestinais espontâneos. Hoje, iniciaremos a oferta oral de água, chá e gelatina. Mantém-se o suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa). Continua realizando a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Permanece com restrição de visitas e sem previsão de alta da UTI
Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista
Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior - Coordenador da Unidade de
Terapia Intensiva do Hospital DF Star
Dr. Brasil Caiado - Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star".
Bolsonaro se pronunciou sobre a melhora clínica em suas redes sociais. Veja: