Bicheiro Piruinha morre aos 94 anos, no Rio
Causa da morte ainda não foi divulgada pela família
SBT News
José Caruzzo Escafura, o Piruinha, morreu na quarta-feira (22), aos 94 anos. O bicheiro era o mais velho da antiga cúpula do jogo no Rio de Janeiro.
+ Doença das gestantes: Lexa é internada com pré-eclâmpsia; entenda o que é
Piruinha foi levado a um hospital após passar mal. Ele foi liberado e voltou para casa, mas acabou morrendo. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Antes do jogo do bicho, Piruinha trabalhou como motorista, na década de 1950. Posteriormente, passou a gerenciar as bancas da região da Piedade, Abolição e Inhaúma, região onde exerceu bastante influência no auge do jogo – e onde morou até a morte.
+ Faustão é internado em São Paulo para tratar infecção
Na década de 1970, a partir da divisão territorial do Rio entre os principais banqueiros de bicho da cidade, Piruinha assumiu o controle do jogo nas regiões de Abolição, Cascadura, Madureira, Piedade, Inhaúma e Maria da Graça.
Foi condenado, em 1993, por formação de quadrilha ou bando armado. Piruinha e os outros bicheiros receberam a pena máxima de seis anos de detenção. Os bicheiros também respondiam por tráfico de drogas e tortura. No entanto, o promotor pediu a exclusão desses crimes, por falta de provas. A pena foi reduzida pelo STF, que a diminuiu pela metade.
Em 2024, Piruinha voltou a ser julgado. Dessa vez, pela acusação de ser mandante da morte do comerciante de carros Natalino José do Nascimento Espínola. Ele foi absolvido.