Belém passa por reestruturação e capacita população para receber COP-30 em 2025
Encontro mundial acontece em novembro do próximo ano; treinamento da primeira turma de capacitação foi concluído nesta terça (13)
Mayra Leal
A cidade de Belém se transformou em canteiro de obras. São vários projetos em andamento na preparação da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-30, que vai acontecer em novembro de 2025. O treinamento da primeira turma de capacitação foi concluído nesta terça-feira (13).
A cidade é reconhecida pela UNESCO pela criatividade na gastronomia. "É bem diferente lá do Sul. A gente experimentou tudo que tinha aqui, tanto doce quanto salgado. Também provamos o verdadeiro açaí, a gente se apaixonou”, diz a turista e coordenadora de RH Fabi Ribas.
+Governo e Itaipu anunciam investimentos de R$ 1,3 bilhão em Belém para a COP 30
Os empresários apostam nos sabores da floresta para ampliar os negócios com recursos do Fundo Geral de Turismo. "Nós estamos com cinco obras de ampliação. A gente sabe que a COP Trinta vai trazer grandes benefícios pra gente, vai trazer muita gente. Belém, Pará e o mundo vão realmente conhecer a Amazônia”, explica Nazareno Alves, proprietário do Point do Açaí.
Enquanto as empresas se preparam, a população se capacita. Certificados em 67 cursos gratuitos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho foram recebidos por mais de 1.600 pessoas. A confeiteira Alessandra Moura conta que aprendeu sobre manipulação de alimentos. "Faz bastante diferença porque vai ser algo para colocar no currículo, para agregar”, conta.
+Lula cria secretaria extraordinária para organização da COP 30 em Belém (PA)
Até o ano que vem, a ideia é capacitar 22 mil pessoas de oito municípios do estado. Ana escolheu um dos cursos mais procurados, o de inglês. "Penso que é uma oportunidade para o primeiro emprego e para desenvolver interesses pessoais”, diz a universitária Ana Maria Ora.
"O nosso objetivo é que essas pessoas possam se sentir parte de uma comunidade global, possam se expressar, se comunicar, para além da COP”, diz Tarsiane Diniz, diretora de Transformação Social e Comunicação da Education First.
+Construção de estrada em Belém é questionada por impactos ambientais; entenda
As mudanças estão em toda a parte. Há pelo menos 13 obras de infraestrutura e mobilidade em execução, como a de um corredor exclusivo para ônibus. Os investimentos somam mais de R$ 4 bilhões.
"Nós sempre tivemos como meta soluções baseadas em legado, seja um legado às pessoas, seja um legado ao meio ambiente, sejam legados para a cidade de Belém e para a região metropolitana”, afirma Helder Barbalho, governador do Pará.