Balão cai e pega fogo dentro de condomínio no interior de SP
Chamas foram controladas rapidamente e ninguém ficou ferido; prática é considerada crime
SBT News
Um balão que sobrevoava a região do Vale do Paraíba, em São Paulo, caiu e pegou fogo dentro de um condomínio em Taubaté, na manhã de domingo (18). Segundo a Defesa Civil, as chamas foram controladas rapidamente e os restos do balão foram apreendidos.
+ Trem de pouso de avião da Gol pega fogo no Galeão
Moradores registraram o momento em que o balão cai no condomínio. Na gravação, algumas pessoas orientam outras a jogarem água, visando conter as chamas que poderiam se alastrar pelas casas. Apesar do susto, ninguém se feriu.
O balão caído era apenas um dos quatro que foram vistos no céu do Vale do Paraíba. A Defesa Civil, junto da Polícia Militar, Guardas Civis Municipais e do Corpo de Bombeiros, disse que iniciou o monitoramento e o acompanhamento visual dos artefatos.
Soltar balão é crime
A prática de soltar balões é considerada crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98. Por serem movidos a ar quente, os artefatos são inflamáveis e, quando caem, podem provocar incêndios devastadores, derrubar redes elétricas, atingir casas e áreas florestais, colocando vidas em risco. “Não existe balão inofensivo. O que sobe, pode cair — e causar uma tragédia”, frisou a Defesa Civil.
Aqueles que forem flagradas fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões podem ser condenados a pagamento de multa ou pena de um a três anos de prisão.