Bairro da Glória, no Rio de Janeiro, é eleito um dos mais legais do mundo
Com muita história, beleza e agito, bairro entrou na lista vip dos mais descolados do mundo da revista britânica Time Out
Fabiano Martinez
Com muita história, beleza e agito, o bairro da Glória, no Rio de Janeiro, entrou na lista vip dos mais descolados do mundo. A avalição é feita pela revista britânica "Time out".
+ Rua no Rio de Janeiro é eleita a 8ª "mais legal do mundo"
O bairro carioca está em 9º lugar, enquanto o primeiro ficou com Notre-Dame-Du-Mont, em Marselha, na França.
"É um dos meus lugares preferidos. A paisagem, assim, é sem comparação. Exuberante mesmo", disse a estudante Izadora de Carvalho sobre a Glória.
O bairro conta com opções culturais como o Museu de Arte Moderna. Ou até o Outeiro da Glória, onde fica a imponente igreja que leva o mesmo nome. Foi lá, aos pés do morro, que aconteceu a batalha de uruçumirim, entre portugueses e franceses, pelo controle da cidade.
"É uma espécie de preservação de inventário da nossa história, dos povos originários até a expansão da modernização do governo republicano. Então, a gente está falando da Glória como um patrimônio imaterial e material vivo da cidade do Rio de Janeiro", disse o historiador Rafael Mattoso
A Glória sempre foi conhecida pelos monumentos e locais históricos e tem o maior número de monumentos preservados do Rio: são 120, além de 30 tombados.
Mas o que colocou o bairro entre os dez mais descolados do mundo é o recente burburinho, trazido por um público mais jovem -- a turma vem atrás, principalmente, da agitação de bares e restaurantes.
"O que os gringos descobriram agora, a gente já sabia há muito tempo... vem pra glória!", disse a estudante Gabriela Gutierres.