Atropelamento e furto de cabos: linhas da CPTM têm confusão e superlotação nesta segunda
Trens das linhas 12-Safira e 13-Jade circulam em via única no sentido Brás, no trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé
Emanuelle Menezes
A manhã desta segunda-feira (17) começou caótica para os paulistas que moram na zona leste e em cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pelas linhas 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Nas redes sociais, muitos passageiros reclamaram de confusão e superlotação nas estações.
Entre 5h e 6h19, os trens da Linha 12 circularam com velocidade reduzida no trecho entre as estações Calmon Viana e São Miguel Paulista, devido a um problema na rede área de energia (sistema de alimentação de trens) provocado por furto de contra peso dos cabos. O Paese, apoio feito com ônibus, chegou a ser acionado.
Cerca de uma hora depois, por volta das 7h30, o trem do Expresso Aeroporto – que liga a cidade de Guarulhos à estação da Luz, no centro de São Paulo – atropelou uma pessoa que estava na via, entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé. Não há mais informações sobre a vítima.
Por causa do atropelamento, os trens da Linha 12 circulam em via única no sentido Brás, no trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. O Expresso Aeroporto das 8h não funcionou, o que também causou confusão nas plataformas.
Passageiros que estavam no trem que causou o atropelamento afirmam que ficaram aguardando nos vagões por mais de uma hora, sem ar-condicionado, até serem transferidos para outro. Pessoas teriam desmaiado. O trem segue parado entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé.